Como anda o novo Audi Q3 2020? Conheça

SUV premium chega importado com motor 1.4 e três versões com preços entre R$ 180 e R$ 210 mil: o que mudou? Por Marcos Camargo Jr

O SUV premium Q3 já foi o “queridinho” de um mercado sempre atento aos seus exigentes consumidores. Não à toa, quando lançado, há 6 anos, liderou um bom tempo até envelhecer a ponto de perder tração para produtos mais modernos como o Volvo XC40, mas também para o BMW X1 sem falar nos momentos em que o Mercedes-Benz GLA se destacou. 

Após lançar o Q8, a Audi aposta na base e lança no Brasil a nova geração do Q3 que deve ser seu produto de maior volume.

Antes de falarmos sobre o motor, vale destacar que é do lado dentro que o Q3 mais evoluiu para agradar motoristas e passageiros. O painel de linhas retas remete ao singleframe, nova identidade da Audi mesclando a qualidade com a esportividade que o modelo propõe. A nova multimídia MMI e o cluster digital Virtual Cockpit tem comandos mais rápidos e precisos. 

O motor 1.4 TFSI rende 150cv com 250Nm de torque e o câmbio é o S-tronic de seis velocidades. Embora a versão avaliada seja a destinada ao mercado europeu, com motor 1.5, a potência e torque são os mesmos, exceto o câmbio que tem sete marchas no Velho Continente. A suspensão mantém o carro firme nas curvas com mínima rolagem mas por vezes um pouco “dura” para quem viaja atrás. O câmbio do carro testado chega rápido à sétima marcha encontrando uma boa relação de velocidade e baixo consumo. 

Mesmo usando o modo de condução “Efficency”, o motor e o câmbio mostram agilidade e baixo ruído. Ao adotar o modo “Dynamic” o Q3 faz as trocas de marcha com o giro mais alto. Em um kick down, estica até 6.500rpm e mesmo sem o giro encorpado dos modelos maiores, agrada ao entregar rapidez. 

Fabricado na Hungria o Q3 tem 4,49m de comprimento e 1,85m de largura com espaço interno mais amplo de 2,68m de entre-eixos que rendeu mais espaço para quem viaja atrás. O banco traseiro tem trilhos individuais que se ajustam conforme a necessidade de usar mais ou menos o porta-malas de 530 litros. Assim o espaço fica melhor aproveitado.

Preços e versões no Brasil 

O Audi Q3 estará disponível no país em 3 versões, todas importadas, inclusive o motor 1.4 que bebe apenas gasolina: Prestige (R$ 179,9 mil) Prestige Plus (R$ 189,9 mil) e Black (R$ 209,9 mil) todas com motor 1.4 TFSI de 150cv e 250Nm associado ao câmbio de dupla embreagem S-Tronic de seis velocidades. Mais adiante virá o motor 2.0 nas versões mais esportivas já que o 1.5 TFSI tem poucas chances de estrear no Brasil. 

A versão Prestige de R$ 179,9 mil traz ar digital, Audi Drive Select, bancos em couro sintético sendo o do motorista elétrico e interior cinza, controle de cruzeiro, alarme, assistente de partida em rampa e controle de descida, luz de LED, rodas aro 17, sensor de luz e chuva e multimídia MMI entre outros itens. 

A Prestige Plus de R$ 189,9 mil adiciona o Virtual Cockpit, pacote de luzes ambiente no interior, ar dual zone, acabamento com itens em alumínio, farois Full LED, rodas aro 18 entre outros itens. 

Já a Black de R$ 209,9 mil entrega a mais bancos esportivos em couro Alcantara, teto solar elétrico e panorâmico, itens de acabamento e volante esportivos, sensores dianteiros e traseiros e Parking Assist e Audi Sound System. 

O pacote ACC Stop & Go com Controle de cruzeiro adatativo e  Audi Pre sense dianteiro é vendido como opcional por R$ 8.000. Também é possível encomendar a versão Prestige Plus com teto solar por mais R$ 8 mil e customizar o interior com itens em Alcântara laranja, cinza ou marrom por R$ 4 mil. As cores metálicas e perolizadas são oferecidas também como opcional por R$ 1.500 em todas as versões. 
Está à procura de um bom SUV ou um carro da linha Audi? O Auto Show tem dezenas de ofertas da marca. Visite também os feirões organizados todo domingo no shopping ABC e Estacionamento do Anhembi.