AutoShow

Citroën Basalt é o nome do novo SUV cupê da marca: veja projeções

novidade estreia dia 27 de março mas só deve chegar mesmo no segundo semestre. Por Marcos Camargo Jr

SUV cupê Basalt (Citroën Divulgação)

A Citroën revelou hoje o terceiro produto do projeto C-Cubed que já deu origem ao C3 e C3 Aircross e seu nome será Basalt. Será como um SUV cupê equivalente ao Fiat Fastback e será lançado ainda este ano no mercado nacional. O lançamento será dia 27 de março de forma simultânea com a Citroën na Índia.

C4 europeu vai inspirar o Basalt (Citroën Divulgação)

O Citroën Basalt será feito sobre a plataforma CMP ele deverá ter linguagem própria de SUV Cupê, proposta similar à do Fiat Fastback. A novidade deverá enfrentar sedas compactos tradicionais como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus.

Traseira elevada no Basalt segundo inspiração do C4 europeu (Citroën Divulgação)

As linhas do Citroën Basalt terão uma carroceria mais elevada propondo ser uma mistura entre sedã e SUV compacto. Isso fica evidente na única imagem oficial com linhas bem prolongadas, lanterna que invade a lateral e um recorte inspirado no C4 X. 

O Citroën Basalt já vem sendo flagrado no Brasil há mais de um ano e meio porém a camuflagem esconde por completo os volumes e proporções da traseira. 

Motor será turbo T200

Motor T200 já usado pelo C3 Aircross (Citroën Divulgação)

O motor do Citroën Basalt deverá ser o 1.0 T200 de 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT. Assim como o C3 Aircross, não deverá vir com motor 1.0 aspirado Firefly ou o velho 1.6 aspirado EC5 que está prestes a sair de linha na marca Citroën e Peugeot. 

fechar