Imagem Jumbotron

China reabre concessionárias e retoma produção de veículos

Após cerca de dois meses com produção suspensa, indústria chinesa volta ao normal. Por Marcos Camargo Jr

Após um início de ano conturbado com a fase mais aguda de contágio do coronavírus (COVID-19) que produziu mais de 82 mil casos na China a indústria automotiva loca, que é a maior do mundo, começa a retomar a produção e as vendas enquanto o Brasil, ainda em curva ascendente, começa a parar suas fábricas e mantém concessionárias fechadas ao público (só oficinas funcionam).

De acordo com a associação de montadoras até 81,4% das fábricas já retomaram produção e 66% dos trabalhadores já voltaram às unidades em todo o país. De acordo com o Ministério da Indústria da Indústria e Tecnologia chinês, a retomada completa só não feita na província de Hubei, onde está a cidade de Wuhan e também há restrições pontuais em Pequim que tem 21 milhões de habitantes. 

Até o final desta semana as vendas estavam em 50% dos níveis normais mas as autoridades da China acreditam que há procura do consumidor por automóveis. Já a produção está nos patamares de 15 anos atrás em termos de volume. 

As montadoras Ford, BMW, SAIC (GM e Volkswagen), Suzuki, Geely, Audi, Tesla, Toyota, Fiat Chrysler, Hyundai e General Motors já iniciaram a retomada das linhas de produção. Boa parte delas encerrou a produção no início de fevereiro.

A associação de revendedores da China (China Automobile Dealers Association) que reúne cerca de 8.300 revendedores no país, informou que as vendas caíram, em média, pela metade na reabertura. As vendas de carros caíram 47% e os licenciamentos de modelos de luxo 54%. A culpa é da longa parada e dos reflexos negativos sobre a economia associada a cautela natural do consumidor. 

Wuhan retoma vida normal 

Na região de Wuhan, ponto inicial de contágio do coronavírus, a Nissan que tem duas fábricas nas cidades de Xiangyang e Zhengzhou, está retomando gradativamente a produção, segundo informações da Reuters.

A Dongfeng Motor Group Co Ltd parceira local de montadoras como Honda, Renault e Peugeot também confirmou a reativação das fábricas. 
Apesar das restrições de viagens, as fábricas anunciaram que trabalhadores do Japão e da França voltarão às unidades nos próximos dias mas a restrição de circulação será mantida para evitar aglomerações e novos contágios.

Com informações das agências Xinhua, Bloomberg e AlJazeera.

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Comissão do Senado aprova fim dos carros a gasolina no Brasil

Imagem Media

Prós e contras Jeep Renegade Limited 2020

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Carros que você talvez gostaria:

star
CIVIC | SEDAN LXR 2.0 FLEXONE 16V AUT. 4P

2015/2016 • 4 portas • 97.400 km

56.000
star
GOL | TRENDLINE 1.0 T.FLEX 12V 5P

2018/2018 • 4 portas • 40.478 km

28.950
star
COBALT | ELITE 1.8 8V ECONO.FLEX 4P AUT.

2017/2017 • 4 portas • 32.400 km

47.000
star
PUNTO | ATTRACTIVE 1.4 FIRE FLEX 8V 5P

2011/2011 • 4 portas • 150.000 km

21.900
Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.