Picape terá a mesma plataforma do Tracker e deve ter motores 1.2 turbo. Por Felipe Salomão
Depois de investir R$ 10 bilhões para renovação do portfólio e para o desenvolvimento de novas tecnologias, a Chevrolet anunciou que irá produzir uma picape no complexo industrial de São Caetano do Sul, em São Paulo. Tudo indica que a novidade seja a nova geração da montadora, uma vez que a S10 não é fabricada nesta unidade. Além disso, o carro terá a plataforma GEM, do SUV Tracker e, também, deve compartilhar o motor 1.2 turbo do crossover.
“O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet, além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Segundo a empresa, a picape ainda é desenvolvida pela equipe de engenharia e seguirá o padrão das atuais gerações do Onix, Onix Plus e Tracker. O modelo deve ser equipado com motor 1.2 turbo de 133 cv e torque de 21,4 kgfm quando abastecido com etanol e de 132 cv e torque de 19,4 kgfm quando abastecido com gasolina. A transmissão deve ser automática de seis velocidades.
Fábrica de São Caetano do Sul
A Chevrolet já prepara o complexo de São Caetano do Sul para fabricar a nova picape. Para minimizar impactos, a empresa irá fazer por etapas, sendo que a primeira fase começará nas próximas semanas.
“Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe. Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, calcula Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul.
A novidade também será exportada para outros mercados sul-americanos e outras regiões.
Concorrentes
A nova picape da Chevrolet ainda não estreou, mas já tem a dura tarefa de bater a Fiat Toro, que recentemente foi atualizada e, também, é a líder do segmento. Além dela, o mercado brasileiro pode receber a nova Ford Maverick, que já foi flagrada diversas vezes em testes nos Estados Unidos e terá produção no México, país que tem acordos econômicos com o Brasil.
O carro também pode enfrentar a nova Santa Cruz, que já foi lançada no mercado norte-americano. Também é importante lembrar que a Volkswagen terá um modelo deste porte chamado de Tarok, que utilizará a plataforma MQB. Além disso, a Renault Oroch Duster também deverá passar por renovação.
Procura um modelo da Chevrolet? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC