AutoShow

Chevrolet pode lançar dois modelos híbridos no Brasil esse ano: veja

Equinox e Monza podem dar as pistas dos próximos passos sobre os modelos eletrificados da marca no Brasil. Por Redação AutoShow

fotos dessa reportagem: Chevrolet Divulgação (China)

A General Motors trabalhava com o conceito da transição total na eletrificação e ultimamente tem dado “passos de lado” para apostar também em modelos híbridos. Fora do Brasil, a marca tem duas novidades interessantes e viáveis para o nosso mercado. É o caso do Equinox que pode mudar e ganhar motor híbrido e o Chevrolet Monza híbrido que usa a plataforma do Onix, Tracker e Montana. Isso mostra o quanto essas soluções podem estrear por aqui em 2024.


Equinox

O Equinox chinês traz visual diferente e trz motor 1.5 turbo que conhecemos bem em vários produtos incluindo o próprio Equinox com 172cv e um motor elétrico com 190 cv.
Segundo a imagem e o registro de patente na China o Equinox PHEV tem 4,65m de comprimento, 1,71m de altura, 190m de largura e bons 2,73m de entre-eixos sendo apenas 8cm mais longo e 6cm mais largo que o atual.


O novo Equinox PHEV não deve ficar restrito ao mercado chinês. Assim como o Monza com motor híbrido leve, eles podem ser a resposta que a GM precisa para eletrificar sua linha de modelos compactos incluindo os que são fabricados e vendidos por aqui no Brasil.


Monza

Esqueça o sucesso dos anos 1980 e 1990. O Monza usa um nome de sucesso na China e também é vendido no México e tem motor 1.3 turbo (da família Ecotec) que tem 163 cv e 23,4 kgfm de torque trabalhando com sistema híbrido leve de 48 volts sem alternador mas com um pequeno motor elétrico que ajuda a reduzir o uso da potência do propulsor a combustão.

A questão é que o Monza faz sucesso na China, no México e usa a mesma plataforma dos carros que temos aqui no Brasil. Assim, há uma solução disponível e já “pré-desenvolvida” para atualização e tropicalização para os nossos motores flex. A solução já existe e resta saber quais serão os próximos passos da GM no mercado nacional tendo em vista a possibilidade dos modelos elétricos ou híbridos.