SUV elétrico será lançado aqui em 2024. Por Marcos Camargo Jr
A Chevrolet Blazer é um clássico nos EUA e também no Brasil principalmente a partir da metade dos anos 1990 e início dos anos 2000 onde fez frente a modelos como Jeep Grand Cherokee e Mitsubishi Pajero importados.
O tempo passou, hoje o Blazer segue no Brasil apenas como “Trailblazer” baseada na S10 enquanto nos EUA o SUV segue firme e forte.
Mas para o futuro breve, a GM acaba de anunciar os preços do SUV Blazer para os Estados Unidos lembrando que será vendido também no Brasil em 2024. No entanto, os preços ficaram mais alto que o esperado seguindo a tendência dos demais modelos elétricos. Segundo a GM o Blazer será o concorrente do Tesla Model Y.
O Blazer será vendido nas versões 2LT, RS e SS mas a expectativa era de um preço inicial de US$ 45 mil. Com o anúncio a GM tornou oficial que o modelo de entrada com motor de 292cv e 46kgfm de torque e 400km de autonomia irá custar US$ 56.715 (cerca de R$ 280 mil), cerca de 20% mais caro que um Tesla.
A versão RS AWD terá preço de R$ US$ 60.215, o que dá cerca de R$ 300 mil sempre em valores puramente convertidos. Diferente da LT2, a RS é mais potente. São 345cv e 44,9 kgfm de torque com 400km de autonomia.
Quem optar pela versão RS com tração traseira (RWD) terá preço sugerido de US$ 61.790, ou pouco mais de R$ 305 mil. Essa versão promete autonomia de 500km.
A versão topo de linha SS terá visual diferenciado e vai estrear somente no segundo semestre do próximo ano. A GM confirma que o Blazer SS terá 2 motores elétricos que somam 565cv. Porém, os preços só devem ser divulgados próximos do lançamento.
Para todas as versões as dimensões não mudam: 4,88m de comprimento, distância entre eixos de 3,09m, 1,98m de largura e 1,65m de altura com volume de carga de 1.698 com os bancos rebatidos ou 736 litros de porta-malas. O peso em ordem de marcha do Blazer EV varia entre 2427 e 2563 kg. A recarga do Blazer EV terá sistemas de 11kw (wallbox residencial) onde será feito em cerca de 9h ou 150kwh em pontos de carga de alta potência em até 1h30.
O visual do SUv elétrico já foi revelado no entanto a GM confirmou que o Blazer não terá Apple CarPlay e Android Auto. No lugar a GM irá oferecer a conexão Ultifi, feita em parceria com o Google, para melhorar a conectividade do carro com os sistemas semiautônomos. A GM não confirmou se o lançamento do Blazer ocorrerá no primeiro mas é provável que para nós a novidade chegue no segundo semestre e só nas versões mais caras.