AutoShow

Carros do Hexa? Veja todos os modelos que já homenagearam o mundial

A Copa do Mundo FIFA Catar 2022 começa hoje e terá a seleção brasileira em busca do Hexa, que virá

Veículos contam com detalhes de design exclusivo para cada Copa do Mundo da FIFA. Por Felipe Salomão

Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA 2022 pode ser o carro do Hexa!!!

A Copa do Mundo FIFA Catar 2022 começa hoje e terá a seleção brasileira em busca do Hexa, que virá. Mas antes do torneio começar o AutoShow fez uma lista dos carros que marcaram época ao homenagear o mundial de futebol. Veja todos os modelos.

Em 1982, a Volkswagen lançou o primeiro Gol Copa

Gol Copa 1982: para vingar Paolo Rossi
Há 40 anos a Volkswagen abriu a seara das versões comemorativas do Gol que até aquele momento não era um sucesso de vendas. Em 1982 a marca lançou o primeiro Gol Copa, que trazia rodas de liga-leva, pintura em azul exclusiva, emblema da Copa do Mundo FIFA Espanha 1982, entre outros detalhes únicos. O novo produto foi acompanhado de propagandas na televisão bem como imagens que colocavam o compacto em imagens com as touradas espanlhas. Ao todo, a Volkswagen vendeu 3 mil unidades desta versão. Ah, se o Telê tivesse colocado pontas, talvez a história fosse outra.

Kadett Turim recebeu saias laterais na cor preta fosca

Kadett Turim: água batizada
Em 1990, a Copa do Mundo FIFA foi realizada na Itália e a Chevrolet, que não tinha os direitos de utilizar o nome Copa do Mundo, homenageou o mundial com a edição especial Kadett Turim, alusiva à cidade italiana, que recebeu saias laterais na cor preta fosca, spoiler traseiro e bancos esportivos Recaro. Pena que o Brasil foi eliminado justamente em Turim com uma água batizada. O Kadett Turim era baseado no modelo SL/E e durou ainda até 1991 sendo acompanhado por ampla campanha de marketing que alavancou o carro.

Volkswagen retornou com o Gol Copa em 1994, justamente no Tetracampeonato

Gol Copa 2: É TETRAAAA!
A Volkswagen retornou com o Gol Copa em 1994, justamente no Tetracampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA Estados Unidos 1994. O hatchback, que ainda tinha o visual quadrado da primeira geração, trazia faróis auxiliares, pintura em azul, volante esportivo e painel de instrumentos com relógio digital. No entanto, foi criticado por ser caro para os padrões da época e não contar, nem mesmo como opcionais como ar condicionado e direção hidráulica. O carro teve 6.000 unidades produzidas e vendidas entre julho e agosto de 1994. Em setembro a nova geração foi apresentada.  

Chevrolet Monza Club 1994 tinha pintura em vermelho perolizada

Chevrolet Monza Club 1994: Bebeto e Romário
Certamente o Chevrolet Monza Club 1994 fez uma bela dobradinha com o Gol Copa 2, que pode lembrar a atuação do Bebeto e Romário após o sucesso do Monza Barcelona, alusivo à cidade que sediou os jogos olímpicos dois anos antes. O sedã vinha equipado com direção hidráulica, rodas de alumínio, travas e vidros elétricos, pintura em vermelho perolizada e motor com 2.0 litros com injeção eletrônica. Também trazia novo volante, novo painel de instrumentos, ar-condicionado, freios a disco na traseira, entre outros equipamentos.

Chevrolet lançou as edições Corsa, Corsa Pick-up e S10 Champ no vice de 1998

Corsa, Corsa Pick-up e S10 Champ: Um modelo para cada gol da França na final
A Copa do Mundo FIFA França 1998 foi boa para o Brasil até a final, quando perdemos por 3 a 0 com uma atuação de gala do Zidane. Mas tristeza a parte, a Chevrolet lançou as edições Corsa, Corsa Pick-up e S10 Champ. Os três modelos contavam com pintura azul ou verde escura, também traziam um faixa amarela na porta e rodas de liga leve com desenho esportivo.

Gol Sport  comemorou os dois gols do Ronaldo Fenômeno na final contra a Alemanha. É PENTAAA!

Gol Sport 2002: É PENTAAAA!
Certamente, o Volkswagen Gol traz sorte para a Seleção Brasileira de Futebol. Desta vez, o Gol Sport  comemorou os dois gols do Ronaldo Fenômeno na final contra a Alemanha. É PENTAAA! O modelo tinha uma pintura em amarelo solar, igual à camisa do Brasil, spoiler traseiro, lanternas com máscara negra, emblemas da copa nas laterais, airbags frontais, ar-condicionado, entre outros equipamentos. Infelizmetne não veio com o nome “Copa” por problemas de direitos autorais mas esse não seria o fim do Gol associado ao esporte mais popular do mundo.

Volkswagen Gol Copa 2006 tinha detalhes esportivos

Gol Copa 2006: Zidane perdeu a cabeça
Diferente do Zidane, que deu uma cabeçada na Copa do Mundo FIFA Alemanha 2006, o Volkswagen Gol Copa 2006 tinha detalhes esportivos com a grade escurecida, logomarca da Copa do Mundo, soleiras, banco do motorista com ajustes de altura, direção hidráulica e pintura em amarelo. Infelizmente a Seleção Brasileira perdeu para a França. Os fãs da marca elogiaram a volta do nome Copa, embora desde 1999 a marca de carros oficial do futebol seja a Hyundai, que mobiliza mais de 500 veículos a cada competição para transportar as equipes.

No embalo da Shakira, a Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010 ganhou a versão Volkswagen Gol Seleção

Gol Seleção: Waka Waka
No embalo da Shakira, a Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010 ganhou a versão Volkswagen Gol Seleção, uma vez que a montadora patrocinava a Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Esse modelo trazia a logomarca da CBF, Seleção gravada nos bancos, rodas de liga leve, rádio com MP3, pintura exclusiva em tom de azul, entre outros detalhes.

Volkswagen, ainda  patrocinadora da CBF, lançou o Fox, Gol e Voyage Seleção 2014

Fox, Gol e Voyage Seleção 2014: Copa das copas
Para não dar azar o AutoShow não falará da semifinal da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. No mundial na nossa casa, a Volkswagen, ainda  patrocinadora da CBF, lançou o Fox, Gol e Voyage Seleção 2014, que contavam com pintura exclusiva com um adesivo com número 10, referência a camisa 10 da seleção, bancos com forração imitando uma bola de futebol, logomarca da CBF, rodas de liga-leve, entre outros itens.

Hyundai, patrocinadora da FIFA, lançou o HB20 e HB20S Copa do Mundo

HB20 e HB20S Copa do Mundo: Messi não tem copa
Um dos melhores momentos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 certamente foi ver a Argentina perder a final. Além disso, a Hyundai, patrocinadora da FIFA, lançou o HB20 e HB20S Copa do Mundo. Os modelos contam com a pintura exclusiva Azul Sky, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas, multimídia com TV digital, bancos de couro com costura vermelha, logomarca da Copa do Mundo do Brasil, entre outros detalhes.

Uno Rua contava com pintura em amarelo

Uno Rua 2014: Suárez mordeu com força
Como não era patrocinadora nem da Seleção Brasileira e nem da Copa do Mundo, a Fiat não pode utilizar os nomes e logomarcas do time brasileiro e da FIFA. Mas lançou o Uno Rua com pintura em amarelo, com o nome Rua escrito em verde na lateral do carro, bancos na tonalidade azul e amarelo, faróis de neblina, volante de couro, entre outros detalhes.

Copa da Rússia ganhou o Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA 2018

HB20 Copa do Mundo FIFA 2018: Foi pênalti no Gabriel Jesus
Até hoje aquele pênalti não marcado no Gabriel Jesus contra a Bélgica gera revolta. Dito isso, aquela edição teve a versão Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA 2018. O modelo mantinha central multimídia com TV digital, rodas de liga-leve de 15 polegadas na cor grafite, bancos em couro com a logomarca do mundial da Rússia, pintura exclusiva no tom cinza Titanium, entre outros detalhes.

Modelo tem painel de instrumentos digital e interativo Supervision Cluster

HB20 Copa do Mundo FIFA 2022: O HEXA VEM!
A Copa do Mundo FIFA Catar 2022, que começa hoje às 13h e, certamente, será a copa do Hexa, ganhou a edição especial Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA 2022 conta com faróis com projetor e DRL em LED, rodas de liga-leve com pintura exclusiva em cinza, os retrovisores externos na cor cinza silk, e o emblema do torneio nos para-lamas dianteiros. O hatch traz spoiler traseiro exclusivo. Por dentro, traz soleira personalizada e bancos de couro em duas cores e com o logo da competição são as novidades, entre outros detalhes.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC