DENZA, Bao e Yangwang virão sob a mesma bandeira da BYD. Por Marcos Camargo Jr
Além da inauguração da fábrica em Camaçari, na Bahia, a BYD confirmou esta semana na China que irá lançar a marca Denza no mercado brasileiro. Trata-se de uma das marcas premium que aliás também devem ser oferecidas por aqui em 2025. A confirmação veio da própria vice Presidente da BYD, Stella Li.
O AutoShow participou de uma comitiva de 20 jornalistas que estão visitando a sede da BYD em Shenzen na China, além do salão de Guangzhou. Como parte da programação participamos de uma entrevista coletiva da executiva com o grupo brasileiro.
Stella Li disse que apesar da fábrica planejada no México, vizinho aos EUA, a estratégia da BYD está focada na América Latina. “A eleição de Donald Trump não muda nossa estratégia. Não miramos o mercado norte-americano neste momento”, disse a vice-Presidente.
Stella Li também confirmou que disse que o primeiro veículo híbrido flex montado em Camaçari/BA será o Song Pro. “A BYD trabalha com engenheiros que conhecem a tecnologia Flex e também conhecem o sistema DMI (nova geração dos carros híbridos da marca). Vamos produzir o híbrido flexível no Brasil e temos muito orgulho disso”, disse.
Stella Li também afirmou que a BYD está atuando com uma empresa parceira no Brasil em um projeto de ampliação dos pontos de recarga para carros híbridos e elétricos. Hoje a BYD oferece pontos de carga apenas nas concessionárias em pontos pagos porém oferece carregadores residenciais aos clientes sue adquirem os veículos da marca.
Recentemente a Shell e a BYD anunciaram a construção de 600 carregadores rápidos em pontos públicos no Brasil repetindo a parceria que a marca mantém na Europa desde 2022.
Marcas de luxo a caminho
A executiva da BYD também comentou sobre a entrada da marca DENZA no Brasil. O Z9 GT cuja estreia na China na versão híbrida está acontecendo em novembro também será oferecido no Brasil. A informação já havia sido passada pelo Vice Presidente Sênior Alexandre Baldy em uma entrevista exclusiva ao R7. Agora, apuramos que além do Z9 GT teremos a minivan D9 e o Bao 5 que também deve ser vendido sob a bandeira Denza.
Concorrência
Stella Li foi enfática quanto ao crescimento da BYD, líder em eletrificados no mercado brasileiro. Quando questionada sobre as críticas da concorrência às quais a executiva considera como “normais”, ela rebateu: “todos sabem sue os carros da BYD são tecnológicos e contribuem com o meio ambiente e seguiremos nossa estratégia”.
Ao longo da entrevista feita com Stella Li, a BYD também organizou uma visita à sede central da marca em Shenzen e destacou que conta com mais de 900.000 funcionários sendo 102 mil engenheiros, mais de US$ 160 bilhões aplicados em pesquisa e desenvolvimento e a atuação em
Segmentos como veículos comerciais, táxis, marítimo, além da captação e geração de energia.