Empresa emplacou mais de 125 mil veículos apenas no mercado nacional. Por Felipe Salomão
Segundo informações divulgadas pela Stellantis, que é proprietária das marcas Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, a empresa liderou as vendas no primeiro trimestre deste ano no Brasil, Argentina e Chile. Apenas no mercado nacional foram comprados mais de 125 mil automóveis em janeiro, fevereiro e março.
Com o número de 125 mil carros comprados por aqui, a companhia teve 33,2% de participação de mercado no acumulado deste ano. A Fiat foi a marca mais vendida com 79 mil unidades negociadas, o que representa 21% de participação de mercado. A pick-up Fiat Strada ainda liderou os emplacamentos de janeiro a março com 21.693 unidades adquiridas. Além disso, o Fiat Mobi ficou entre os dez carros mais comprados no Brasil com 13.326 unidades comercializadas no acumulado do ano.
Em relação aos carros da Jeep, a marca fechou com 30 mil unidades vendidas no primeiro trimestre, o que representa 8% de participação de mercado. O Compass foi o mais adquirido com 14.139 unidades, logo atrás ficou o Renegade com 11.018 unidades emplacadas. O Commander teve 4.886 unidades comercializadas e foi líder do segmento D-SUV.
A Peugeot teve 9.841 unidades negociadas de janeiro a março, o que representa 2,65% de participação. Já a Citroën teve 5.482 unidades comercializadas e 1,5% de participação de mercado. A Ram emplacou 392 unidades.
Argentina e Chile
Na Argentina, a Stellantis emplacou 38 mil veículos entre janeiro e março deste ano, o que corresponde a 38% do mercado local. Por lá, a Fiat teve 18 mil unidades vendidas e 18,2% de participação de mercado. A Peugeot teve 11 mil unidades negociadas e 11,2% de participação de mercado. Já a Citroën comercializou 4,6 mil unidades e ficou com 4,6% de participação. A Jeep somou mais de 3 mil carros comprados e 3,4% de participação de mercado. Por fim, a Ram teve 379 unidades adquiridas e a DS teve 203 unidades emplacadas.
No mercado chileno a companhia vendeu 12.546 veículos no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma participação de 11,4% do mercado local. A Peugeot teve mais de 6 mil unidades compradas e 5,5% de participação. Já a Citroën superou as 2 mil unidades e ficou com 1,83% de participação. A Ram contabilizou mais de 1,6 mil unidades negociadas e ficou com 1,46% de participação. A Opel teve 1.342 unidades compradas, a Jeep 1.056 unidades comercializadas, a Fiat 331 unidades emplacadas e a DS 93 unidades adquiridas entre janeiro e março.
Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC