Carros com motor 1.3 T270 da Jeep e Fiat virão com primeiro tanque de etanol

Renegade, Compasss e Toro terão primeiro abastecimento com combustível para reduzir emissões. Por Marcos Camargo Jr

imagens Stellantis Divulgação

Os carros da Jeep e Fiat equipados com motor 1.3 flex T270 produzidos em Pernambuco receberão etanol no primeiro tanque. A iniciativa será expandida para os polos de Betim/MG é Porto Real/RJ para todos os veículos flexíveis como forma de incentivar o uso do combustível vegetal. A Stellantis fez um evento interno no seu Polo Automotivo pernambucano com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.

A partir de hoje, os modelos Jeep Renegade Flex T270 e Flex T270 4×4, Compass Flex T270 e Commander Flex T270, além da Fiat Toro Turbo T270 Flex virão com primeiro tanque abastecido de etanol. No próximo ano, a alteração de combustível acontecerá também com todos os veículos flex produzidos pela companhia. 

“A Stellantis foi estabelecida com uma visão de mobilidade sustentável e está na vanguarda das discussões e ações em prol da sustentabilidade. Não à toa que o plano estratégico global da empresa prevê a completa descarbonização de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030.

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Para atingir esse objetivo, a Stellantis está sempre buscando desenvolver estratégias para promover a mobilidade de baixo carbono e identificou que essa era mais uma mudança a ser feita para avançar com a descarbonização”, explica Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.  

De acordo com a Stellantis, com a adoção do primeiro tanque de etanol produzido no Polo Automotivo de Goiana, reduzirá mais de 2,1 mil toneladas de CO2 emitidas na queima de combustível do primeiro abastecimento, o que representa uma diminuição de cerca de 87% em emissões.

(Marcos Camargo Jr)

“Ao abastecer o veículo na fábrica com etanol, a Stellantis está contribuindo para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Isso porque a nossa meta vai além da fabricação dos veículos, envolve todo o ciclo de vida, desde as matérias-primas até o final de vida do veículo”, pontua Cappellano. 

Além de desenvolver veículos híbridos que devem chegar em breve às marcas Jeep e Fiat, a Stellantis tem buscado influenciar decisões estratégicas em prol do etanol.

 Segundo a empresa “Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina”.