Versões de apelo aventureiro complementam a gama do SUV e do compacto. Por Marcos Camargo Jr

A Citroën amplia a gama de compactos produzidos em Porto Real (RJ) com a chegada da versão XTRpara o C3 hatch e para o Aircross, que na linha 2026 passa a ser tratado oficialmente apenas pelo nome do SUV.

O pacote XTR traz inspiração aventureira, seguindo a proposta já utilizada entre 2006 e 2012 no antigo C3 de primeira geração. A ideia continua sendo oferecer diferenciação estética, pequenos incrementos no acabamento e pneus voltados para uso misto ainda que não tenha uma proposta “off road”.

Posicionamento distinto
Nos dois modelos, a estratégia é distinta. No C3 XTR se trata de uma versão de entrada mais completa, equipada com motor 1.0 Firefly e câmbio manual e surpresas como ar condicionado digital, revestimento de teto preto e até pedaleiras metálicas.

Já no Aircross XTR se trata de uma nova configuração de topo de linha, com motor 1.0 turbo T200, 20 kgfm de torque e câmbio automático CVT que simula sete marchas. Além do ar digital e novos acabamentos é importante destacará que o Aircross XTR está disponível só na versão de 7 lugares.

Design e acabamento
O conjunto externo traz emblemas “XTR” no capô e nas portas, acabamento frontal escurecido e rodas exclusivas: aro 15” no C3 e 17” no Aircross, sempre com pneus Pirelli Scorpion ATR de perfil misto.

No Aircross, há ainda novos detalhes no para-choque traseiro, nome centralizado na tampa do porta-malas e grade com acabamento escuro. A paleta de cores inclui preto, branco e cinza.

No interior, a linha XTR adota acabamento escurecido, bancos com novos revestimentos e painel coberto por material sintético que simula couro.
O C3 XTR estreia o painel digital colorido de 7,7”, antes restrito ao Basalt e ao próprio Aircross, além de duas entradas USB-C para recarga rápida.

Ambos trazem volante, pomo de câmbio e painel com costuras em verde, enquanto os bancos em couro recebem a inscrição “XTR” em cinza e verde na parte superior.

Impressões ao volante
No C3 XTR hatch, a mudança mais perceptível vem dos pneus, que melhoram o conforto ao rodar e transmitem maior sensação de segurança. O modelo mantém a proposta simplificada, mas oferece itens como ar-condicionado digital, multimídia de 10” e o painel digital renovado. O motor 1.0 Firefly de até 75 cv segue adequado para o segmento, com câmbio manual de engates longos e suspensão de acerto macio.

No Aircross XTR, o destaque continua sendo o motor turbo, que garante desempenho satisfatório com seus 130 cv e 20 kgfm de torque. A linha 2026 acrescenta algumas melhorias práticas, como botões de acionamento dos vidros traseiros também no console do motorista e duas portas USB-C para os ocupantes do banco traseiro.
Preços sugeridos
• Citroën C3 XTR 2026 – R$ 88.900
• Citroën Aircross XTR 2026 – R$ 129.900