AutoShow

BYD terá fábrica de carros elétricos na Bahia

De acordo com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, a BYD vai anunciar no próximo 4 de julho

Montadora chinesa utilizará antigo complexo da Ford em Camaçari. Por Felipe Salomão

Fábrica da BYD na China – Foto: BYD/Reprodução

De acordo com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, a BYD vai anunciar no próximo 4 de julho que utilizará a antiga fábrica da Ford em Camaçari para produzir carros e ônibus elétricos.

BYD ainda não oficializou a compra da antiga linha de produção da Ford em Camaçari – Foto: Ford/Divulgação

No twitter, o governador informou que após sair de uma reunião com representantes da BYD, o ministro da casa civil Rui Costa, o presidente Lula, o senador Jaques Wagner e os secretários do estado baiano Afonso Florence e Caetano, foi confirmado que a empresa irá anunciar na próxima semana que produzirá veículos elétricos na cidade de Camaçari.

Recentemente, a montadora lançou o elétrico Dolphin no Brasil – Foto: Marcos Camargo Jr.

Jerônimo Rodrigues disse também que a BYD deve apresentar um calendário de implantação detalhado e informar quais ônibus e carros de pequeno porte serão produzidos na fábrica baiana. Recentemente, a montadora lançou o elétrico Dolphin, que ampliou o portfólio de produtos no Brasil, que já conta com os elétricos Tan EV, Han EV, Yuan Plus, D1 EV, o híbrido Song Plus DM-i, além dos veículos utilitários eT3, ônibus e os caminhões elétricos eT7 e T18.

Segundo o governo baiano, a BYD pode investir cerca de R$ 3 bilhões – Foto: Marcos Camargo Jr.

“A BYD segue nas tratativas finais para o anúncio da fábrica no Brasil. Como divulgado pelo Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, daremos mais detalhes sobre a produção de veículos no Brasil na próxima terça-feira no evento que será realizado em Salvador”, comunicado oficial da BYD. Ainda segundo Rodrigues, as demandas feitas pela BYD ao governo baiano foram atendidas. Contudo, a empresa espera uma revisão do PIS e Cofins e do IPI do governo federal para carros elétricos. Ainda de acordo com Jerônimo, a marca pediu investimentos em infraestrutura na região, com a possibilidade de ser uma das gestoras do Porto de Aratu, na cidade de Candeias, na Bahia, que era gerido pela Ford.

Governo projeta que a companhia crie 1.200 postos de trabalho diretos – Foto: Marcos Camargo Jr.

Vale lembrar que a intenção de comprar a antiga fábrica da Ford começou em outubro de 2022, um ano após o fechamento do complexo industrial pela empresa norteamericana, que levou à demissão de aproximadamente 4 mil trabalhadores. A BYD ainda não oficializou a compra da linha de produção em Camaçari.

Marca já vende diversos modelos elétricos no Brasil – Foto: BYD/Reprodução

Segundo o governo baiano, a BYD pode investir cerca de R$ 3 bilhões em três unidades no estado, mas não disse se essas linhas de montagem serão no mesmo complexo de Camaçari. O governo projeta que a companhia crie 1.200 postos de trabalho diretos.

Procura um modelo da BYD? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC