Sedã esportivo chinês chega com 531cv e tração integral. Por Marcos Camargo Jr
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A BYD vem lançando carros em sequência nos últimos dois anos. Depois de uma pré série com modelos de apelo comercial, ela lançou o Tan e o Han elétricos. Depois veio o Yuan Plus e o Song Plus até chegar o Dolphin que virou a chave da marca.
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Agora é a vez do BYD Seal que chega ao país com uma missão de mostrar a rapidez e agilidade de um produto elétrico que tem potência Porsche Taycan 4S e de um Audi E-tron oferecendo “mais por menos”. Mas qual é a proposta do Seal?
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Com perfil afilado e esportivo o BYD é o sedã cupê 100% elétrico. Visualmente ele traz formas orgânicas, porte médio de 4,80m de comprimento, 2,92m de entretenimento, 1,49m de altura e 1,91m de largura. A plataforma elétrica tem sistema elétrico de 800volts como o Porsche Taycan e as baterias fazem parte da estrutura.
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As baterias sao do tipo blade (lâmina) com LFP e motores elétricos – um por eixo – de 395kw ou 531cv com 68kgfm de torque. As baterias de 82,5kw rendem 512km (ciclo WLTP), na prática uns 450km rodando nas condições do Brasil o que só está disponível em modelos de marca premium.
Interior refinado
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Por dentro o sedã futurista tem desenho fluido com bancos em concha. No painel há duas telas separadas, uma com 10,25″ para o cluster digital e 15,6″ para o sistema de informação e entretenimento do carro. Com boa construção, acabamento de perfil orgânico e inspirado no mar, ele é moderno e diferente deixando qualquer carro premium mais antigo perto dele.
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Ele já teve 100.000 unidades encomendadas enquanto a BYD pode fazer no máximo 15.000 unidades por mês.
Desempenho de carro esportivo
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O Seal surpreende mais ao vivo do que nas imagens. O conjunto do carro é bem acertado, equilibrado com tem tração integral e sistema de Controle de Adaptação de Torque de Inteligência (iTAC). E basta acelerar para se surpreender.
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Por dentro, a integração das duas telas customizáveis, a conectividade com celulares sem fio e os comandos de voz funcionam a contento. Teto solar, espelhamento e ar digital com direito a ícones animados dão um tom de modernidade.
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E não se trata de somente elogiar o carro. Há alguns senões como a entrega de torque tão forte que o carro poderia ter uma direção um pouco mais direta. Com um pouco mais de controle, ficaria perfeito.
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A impressão é que o carro é potente demais mas falta uma relação mais segura de suspensão e direção. O BYD Seal é mais uma das novidades já previstas para o mercado brasileiro que entra em pré venda por R$ 296,8 mil. Pensando no cliente que deseja potência e um produto alinhado ao que existe de melhor nos modelos premium. Esse é o preço de SUVs topo de linha e os primeiros carros premium como um BMW Série 3. Agora vamos ver como ele vai se sair neste disputado e complexo mercado de modelos elétricos.