Novidade mescla conceitos de perua, sedã e SUV em versões híbridas e elétricas. Por Redação
O Denza Z9 GT é uma perua esperada com expectativa. Em abril deste ano, a BYD solicitou uma licença de vendas na China do Denza Z9 que agora chega ao mercado. Em agosto, começou as pré-vendas no país com preços entre 339.800 – 419.800 yuan (48.150 – 59.500 USD, cerca de R$ 265 mil a R$ 325 mil). No dia 20 de setembro, o Denza Z9 GT foi oficialmente lançado com uma pequena redução na faixa de preços.
O Denza Z9 GT é uma perua elegante projetada por Wolfgang Egger, veterano da Audi. O Denza Z9 GT totalmente elétrico tem um para-choque dianteiro mais modesto, com uma entrada de ar menor no centro. Já a variante PHEV tem uma entrada de ar maior.
Em termos de design exterior, o Z9 GT se assemelha ao Porsche Panamera. Além disso, seu tamanho é comparável ao hatchback da Porsche. O Z9 GT elétrico tem dimensões robustas de 5180/1990/1480 mm. A variante PHEV é um pouco maior devido a para-choques mais agressivos, com comprimento de 5195 mm. Assim, ele é 128 mm mais longo que o Panamera.
O Denza Z9 GT está disponível em quatro cores: prata, branco, cinza e preto. Ele possui rodas R21 com pneus 255/40 na frente e 275/40 na traseira. Outra característica do Z9 GT é o eixo traseiro direcional.
Por dentro, o Denza Z9 GT tem cinco assentos. O console central possui uma grande tela suspensa. Atrás do volante, há um painel de instrumentos digital. E há uma tela sensível ao toque para o passageiro dianteiro. O túnel central tem uma alavanca de câmbio retrátil de cristal e dois carregadores sem fio. O assento do passageiro dianteiro tem modo de gravidade zero e um suporte para as pernas com ajuste elétrico.
O Denza Z9 GT possui dois refrigeradores. O dianteiro tem capacidade de 4 litros, enquanto o traseiro tem 10 litros. Outros recursos do interior incluem um sistema de som Devialet e assentos da segunda fila ajustáveis eletricamente. As opções de cores internas são: “Noite Escura + Vermelho Praga” e “Neblina Púrpura Prateada + Cinza Pérola”.
A variante PHEV do Denza Z9 GT utiliza a plataforma e3 e o sistema DM de 5ª geração. Ele é composto por um motor a gasolina turbo de 2 litros com 152 kW (203 cv) e três motores elétricos com potência combinada de 640 kW (858 cv). Sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,6 segundos. Esta perua esportiva tem uma bateria LFP de 38,5 kWh, adequada para um alcance de 201 km. O alcance total misto é de cerca de 1.100 km.
O Denza Z9 GT EV utiliza a arquitetura e-Platform 3.0 Evo. Ele conta com três motores elétricos com potência total de 710 kW (952 cv). A variante elétrica é um pouco mais rápida, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A bateria do Denza Z9 GT também é LFP, com capacidade de 100,1 kWh e alcance de 630 km (CLTC).
O Denza Z9 GT PHEV está disponível em três níveis de acabamento: Pro, Max e Ultra. A variante Pro não possui suspensão a ar, HUD, suporte para as pernas e funções de massagem para os passageiros da segunda fila, nem espelho retrovisor com streaming. Todos esses recursos estão disponíveis na versão Max. O nível de acabamento Ultra adiciona portas elétricas, assentos de couro Nappa e 26 alto-falantes.
Durante o evento de lançamento, a Denza apresentou a Edição Limitada First Edition (LFE) do Z9 GT. São apenas 2010 unidades desta edição limitada, oferecidas nas versões Max e Ultra do PHEV. Além disso, a versão Ultra possui câmeras laterais no lugar dos espelhos e 16 câmeras de visão surround.
O Denza Z9 GT EV está disponível nas versões Pro e Max, com os mesmos equipamentos funcionais das variantes PHEV. No entanto, não há versão LFE disponível para o Denza Z9 GT BEV