Crossover concorre com Audi Q3, Volvo XC40 e Mercedes-Benz GLA. Por Marcos Camargo Jr.
O BMW X1 estreia em nova geração para seguir o legado de SUV compacto premium mais vendido do país. Entra em cena um novo visual, motor recalibrada e uma lista bem mais generosa de itens tecnológicos. São três versões com duas opções de motores: 1.5 turbo da linha Mini e o 2.0 twinpower com preços entre R$ 296,9 mil e R$ 349,9 mil. Mas o que ele traz de novo para continuar líder em vendas?
O design vai além de um facelift. E não é por culpa somente da grade ampliada mas também dos para-choques com novas entradas de ar funcionais no caso da versao MSport, topo de linha do X1. O carro ficou maior, mais alongado e bom bitolas mais amplas o que aumenta a sensação de espaço. Nas laterais há uma linha ascendente mais acentuada, maçanetas embutidas, rodas de 20 polegadas com acabamento cinza grafite e cinza claro com detalhes estriados. Na traseira, novas lanternas e novo parachoque com preto brilhante.
Ainda na dianteira a novidade fica por conta dos novos farois com o corona rings para baixo, outra mudança em relação à antiga geração. Há maçanetas embutidas, ausência de frisos cromados nesta versão e um pefil mais elegante e alinhado com o design aplicado aos modelos mais recentes da BMW.
Por dentro, se nota que o X1 bebeu diretamente da fonte do iX. Novos bancos mais largos com detalhe em losango mantém a boa costura e o mesmo tecido de couro de outos modelos BMW. Ao centro, o console destacado que vai quase até a junção do painel e abriga os botões do câmbio, volume deslizante e alguns controles que não estão na tela dupla na parte superior. Há ainda espaço para latas e garrafas (inclusive as maiores) e carregador de celular por indução que fica “em pé” com um suporte ajustável no painel. O desenho do tabelier também segue a linha do iX mas o destaque fica mesmo por conta das telas curvas que são o ponto alto do novo X1.
Feitas em alta resolução permitem todos os controles do carro incluindo a câmera 360 graus e o sistema de realidade aumentada, exclusivos da versão MSport. Há controle de modos de condução, climatização, ajustes dos bancos, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação com mapeamento do trânsito em tempo real e internet a bordo.
Motor reconfigurado
O motor das versões XLine e MSport é o 2.0 twinpower turbo com injeção direta porém com tração dianteira e somente a gasolina, diferente da versão oferecida no Série 3 que é tração traseira e flex. No X1 ele ganha 20cv a mais e rende 204cv e 30kgfm de torque controlado pelo câmbio DCT Steptronic de sete marchas.
O X1 é estratégico no nosso plano de liderança que terá novidades este ano como o novo i7, o iX1 elétrico e também o esportivo M2 que chegarão ao mercado brasileiro este ano. A BMW é líder no mercado premium há quatro anos com 44% de market share e iremos ampliar esse alcance tendo em breve a produção do X1 concentrada em Araquari/SC”, diz Maru Escobedo, nova presidente do BMW Group do Brasil.
A bordo da novidade
A bordo da novidade testamos o novo X1 em um curto percurso urbano e 80% do trajeto rodoviário. O novo crossover fica visivelmente com mais fôlego nas faixas inferiores de rotação e trabalha de forma bem silenciosa com o motor reconfigurado. Também fica visivelmente maior uma vez que agora ele tem 4,50m de comprimento (6cm a mais que a antiga geração) e o entre-eixos de 2,69m é 2,2cm maior. O porta malas tem 478 litros e nesta geração as bitolas ficaram mais largas entre 2,4 e 3,1cm para acompanhar a ampliação das medidas de carroceria.
E tudo isso fez do BMW X1 um SUV compacto mas de porte médio. Generoso no espaço, ele tem boa posição de dirigir que parece mais baixa e com comandos simplificados à mão de fácil configuração por meio do volante. A sensação de um carro premium é a mesma e a nova tecnologia das telas com sistema Operacional BMW Connect 8 permite a conexão por meio de perfis pessoais. Na prática, cada motorista pode configurar sua climatização, posição do banco e modos de condução à sua maneira.
Na versão mais cara que ilustra essa reportagem o X1 MSport traz câmera 360 graus, sistema de realidade aumentada que projeta sinais para a navegação sobreposto às câmeras do carro, há sistema de controle de cruzeiro adaptativo com controle de velocidade alta, assistente de estacionamento plus e o visual mais esportivo com os detalhes de acabamento como emblema e soleiras “Msport”.
O diretor de Pós-Venda Marcio Fonseca Filho destaca que o sisema de atualizaçao remoto RSU disponível no X1 “permite que o cliente tenha um veículo atualizado sem a necessidade de visitar a concessionária”. O X1 tem três anos de garantia ou 40.000km e as primeiras revisões estão incluídas no preço independente da versão.
Preços e versões BMW X1 2023
Os preços do novo X1 também subiram consideravelmente nesta nova verbais. Parte de R$ 296,9 mil na versão SDrive 18i que é a unida com motor 1.5 turbo, R$ 329,9 mil na versão XLine 20i já com o 2.0 twinpower turbo e R$ 349,9 mil na MSport 20i que traz itens como realidade aumentada, câmera 360 e todos os assistentes de segurança.
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