Com dois motores elétricos e a polêmica grade ampliada, modelo chega no próximo ano. Por Felipe Salomão
A BMW Group apresentou o iX, que é um crossover elétrico projetado na nova plataforma modular da marca. O modelo, que antecipa a nova geração de veículos 100% elétricos, terá o lançamento global no segundo semestre do próximo ano e será fabricado em Dingolfing, na Alemanha, de onde sairá equipado com direção autônoma e com a quinta geração da tecnologia eDrive com dois propulsores eletrificados.
O design é minimalista e bastante futurista para os padrões atuais, além de seguir os traços já presentes no X5, X6 e X7. Inclusive tem quase as mesmas dimensões de comprimeiro, largura e altura dos seus irmãos mais velhos. Claro, o interior segue a tendência do exterior, e conta duas amplas telas para possibilitar o máximo de conectividade para os ocupantes.
Motor elétrico
Em relação a mecânica, o iX conta com a eDrive de quinta geração, que são na verdade dois motores elétricos, que juntos têm a potência máxima de 370 kW ou 500 cv de potência. Com eles, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5 segundos segundo o comunicado de imprensa da marca.
O consumo de 21 kwh por 100 quilômetros é bastante frugal considerando o perfil do iX. A autonomia máxima chega aos 600 quilômetros e a recarga rápida da bateria pode ser feita de 10% a 80% em, aproximadamente, 40 minutos. Com dez minutos de carga é possível rodar mais de 120 quilômetros. Porém, se for realizar uma recarga completa, ou seja, de 0% a 100% o tempo será de 11 horas em tomadas residenciais comuns.
Com a divulgação da BMW no país é certo que a marca deve trazer o modelo nem que seja para marcar território no país. Mas isso levará pelo menos um ano para acontecer.
Já andamos no X1. Veja como ele se saiu.
Procura um crossover? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC