BMW 1300 GS é apresentada com novo motor, visual e tecnologias inéditas

Motocicleta big trail estreia controle de cruzeiro adaptativo e motor com maior força em baixas rotações. Por Marcos Camargo Jr

1300 GS estreia em três versões com novidades importantes (BMW Motorrad)

A BMW Motorrad acaba de apresentar a novíssima R 1300 GS, sucessora da 1250 GS. Será uma importante mudança para a big trail que chegou como 1200 GS em 2004 e em 2019 ganhou as novidades que vemos ainda em vários países inclusive no Brasil.

Novidade é mais leve e eficiente na entrega do motor de 1300cc (BMW Motorrad)

A 1300 GS é nova desde o chassi até as novas tecnologias embarcadas com novo motor mais eficiente e mais tecnologia, a moto de longa trajetória na marca bávara está quase 12kg mais leve que a R 1250 que substitui, ao menos no velho continente. Vale lembrar que ela ainda será montada em Manaus para o mercado brasileiro.

Novos farois em LED em formato “X” (BMW Motorrad)

A BMW 1300 GS é nova desde a base do chassi. Ela ganha estrutura Evo Telelever na dianteira e design Evo Paralever revisado na traseira. A intenção é melhorar a entrega de tração e a precisão na pilotagem. Toda a carenagem é nova bem como os farois LED em X conforme imagens que vazaram na internet.

O motor de 1300cc é um boxer com 145cv e 14,5kgfm de torque a 6500rpm. Há um novo sistema de sincronização de válvulas ShiftCam que traz maior torque em baixas rotações melhorando também o consumo. Segundo a BMW Motorrad o torque de 13,3kgfm está disponível numa ampla faixa de 3600 a 7800rpm chegando a 200km/h de velocidade final e 0-100 em 3,39s.

Versão Trophy tem rodas raiadas e design específico (BMW Motorrad)

O câmbio de seis marchas é posicionado em cima do motor e pesa 3,9kg menos que a geração anterior enquanto a motocicleta está 6,5kg mais leve. Os freios também foram revistos. O conjunto tem disco de 310mm na dianteira com pinça flutuante e pistões duplos além de 285mm na traseira com ABS Pro e Dynamic Brake Control com distribuição de frenagem conforme os parâmetros de condução.

Rodas aro 19 na dianteira e 17 na traseira (BMW Motorrad)

As imagens vazadas também deixaram dúvidas sobre as rodas que agora foram esclarecidas. A BMW R 1300 GS 2024 terá três versões de rodas sempre com aro 19 na dianteira e 17 na traseira. Nas imagens vazadas, as rodas raiadas de alumínio se destacaram mas só estarão disponíveis na versão Troply e Option 719 Tamuntana.

Quatro modos de condução e controle por aplicativo são novidades (BMW Motorrad)

Entre os itens tecnológicos há controle por aplicativo capaz de desligar a bateria que é de íon de lítio (mais leve). Também se destaca pelos quatro modos de condução, controle de freio motor, controle de tração e outos itens. Como opcionais ela é a primeira motocicleta da BMW a oferecer controle de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão, assim como os conhecidos bancos aquecidos, bancos conforto entre outros
O conteúdo de todas as versões serão revelados em breve mas a nova BMW R 1300 GS 2024 mas a nomenclatura é conhecida: Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana com preço a partir de R$ 18.895, cerca de R$ 96 mil em valor convertido. A BMW R 1250 GS seguirá sendo montada em Manaus, ao menos por enquanto.

compre o ingresso no site oficial www.autoshow.com.br

Precisa vender sua moto? O AutoShow tem espaço reservado para os fãs de duas rodas dentro do maior feirão do Brasil tanto no evento de São Paulo quanto do ABC. Venha negociar sua motocicleta no mais tradicional feirão de carros (e motos) do Brasil.