Baterias da CATL podem rodar 600km após recarga de 10 minutos

Tecnologia mostrada em Pequim surpreeende mercado com nova tecnologia que torna baterias mais densas

CATL mostra nova tecnologia que adensa energia em baterias (CATL Divulgação)

Direto da China também as fabricantes de baterias e fornecedores de tecnologia ganham mais relevância nos eventos automotivos. A CATL que é uma das maiores fabricantes de baterias do mundo apresentou sua segunda geração de acumuladores de energia. Carros que conhecemos como aqui como os GWM, Kia e Toyota usam baterias da CATL.

Baterias no assoalho de carros elétricos (CATL Divulgação)

Trata-se da Shenxing Plus battery. Ela usa uma combinação de lítio ferro fosfato que alcança 600km de autonomia com recarga que pode ser feita em apenas 10 minutos.
Além disso, a solução aplicada a essa bateria de lítio ferro fosfato (LFP) torna a produção dos veículos mais barata do que soluções como as baterias de níquel, manganês e cobalto (Nmc) que também tem vida útil mais curta.


A CATL disse que só no desenvolvimento de uma estrutura mais leve a densidade da bateria sobe 7% e também afirmou que essa tecnologia pode alcançar até 1.000km de autonomia mas que o custo ficaria inviável para um veículo de uso diário.


A CATL trabalha com marcas especialistas em baterias como a Huawei, Star Charging, Shudao New Energy e Cloud Fast Charging. As baterias CATL estão em carros das marcas Tesla, Ford, BMW, Toyota, Mercedes-Benz, Kia, Toyota e GWM.