Tecnologia mostrada em Pequim surpreeende mercado com nova tecnologia que torna baterias mais densas
Direto da China também as fabricantes de baterias e fornecedores de tecnologia ganham mais relevância nos eventos automotivos. A CATL que é uma das maiores fabricantes de baterias do mundo apresentou sua segunda geração de acumuladores de energia. Carros que conhecemos como aqui como os GWM, Kia e Toyota usam baterias da CATL.
Trata-se da Shenxing Plus battery. Ela usa uma combinação de lítio ferro fosfato que alcança 600km de autonomia com recarga que pode ser feita em apenas 10 minutos.
Além disso, a solução aplicada a essa bateria de lítio ferro fosfato (LFP) torna a produção dos veículos mais barata do que soluções como as baterias de níquel, manganês e cobalto (Nmc) que também tem vida útil mais curta.
A CATL disse que só no desenvolvimento de uma estrutura mais leve a densidade da bateria sobe 7% e também afirmou que essa tecnologia pode alcançar até 1.000km de autonomia mas que o custo ficaria inviável para um veículo de uso diário.
A CATL trabalha com marcas especialistas em baterias como a Huawei, Star Charging, Shudao New Energy e Cloud Fast Charging. As baterias CATL estão em carros das marcas Tesla, Ford, BMW, Toyota, Mercedes-Benz, Kia, Toyota e GWM.