Bao 5: conheça o jipão híbrido que a BYD está preparando para o Brasil

SUV terá motor de 686cv e 77kgfm de torque com tração 4X4 e estreia em 2025 por aqui. Por Marcos Camargo Jr

Bao 5 estreia em Pequim já confirmado para o Brasil (CarsNews China)

A BYD tem dois anos de atuação comercial no Brasil e prometeu no início de 2024 acelerar o passo por aqui. Líder de vendas entre os elétricos, a marca confirmou na China a entrada da divisão Fangchengbao no Brasil, ou simplesmente “Bao”. E o primeiro produto da marca a chegar deve ser o recém apresentado Bao 5, um SUV de grande porte com motor híbrido e quase 700cv.

Com 4,98m de comprimento, Bao 5 terá motor híbrido (CArsNews China)

Depois da estreia da picape Shark, a BYD irá colocar uma solução semelhante de motorização no Bao 5: Trata-se do “Dual Mode Off Road ou ‘DMO'” que também será usado na picape mas com ainda mais potência.

apresentação do Bao 5 em Pequim (CarsNews China)

O Bao 5 usa três motores sendo um a gasolina de pequeno porte que funciona como motor gerador para outros dois motores elétricos. O motor 1.5 turbo Xiaoyun tem 197cv enquanto os motores elétricos bem parrudos sendo um com 387cv na traseira e um de 272cv na dianteira o que perfaz uma potência combinada de 686cv com 77,5kgfm de torque.

Modelo promete boa autonomia e capacidade off road (BYD Divulgação)

Embora pese 2.890kg o Bao 5 é potente e ainda rende 125km por meio do motor elétrico (31,8kwH de bateria montada sob o assoaolho com “blindagem” de alumínio) sem uso de gasolina e a autonomia é estimada em 1200km com consumo médio de 12,8km/l. Achou elevado? relembre que se trata de um carro de quase três toneladas.

Interior high tech com linhas retas e telas de alta resolução (BYD Divulgação)

Além de tração 4X4, o carro pode oferecer o sistema DiSus-P, que faz o controle de movimentos horizontais, verticais e longitudinais da estrutura do carro. Com pneus aro 20, o carro tem até 31cm de altura do solo para melhorar ainda mais a performance off-road.


Por dentro as linhas são bem “quadradas” para combinar com o estilo do carro mesclando conceitos de Defender e Mitsubishi com três telas sendo duas com 12,3 e outra central com 15 polegadas, tudo para controlar os sistemas de suspensão e aceleração além da gestão de energia e claro, o desempenho do Bao 5.

Ainda não está definida a data nem o preço mas o Bao 5 deverá se posicionar como modelo de luxo para disputar espaço com modelos off road como Defender da Land Rover apenas para efeito de comparação. Vamos ver a que preço isso deverá acontecer uma vez que os preços do Bao 5 já se posicioname entre R$ 200 e R$ 250 mil com a suspensão DiSus-P no mercado chinês.