Mais equipado e com novo motor 1.0 turbo ele supera os 170km/h. Por Marcos Camargo Jr
Em time que está ganhando há um bom tempo é possível fazer alguma troca no meio do jogo com o objetivo de vencer uma partida. Assim, sete anos após o lançamento do HB20 no Brasil, a Hyundai coloca no mercado a segunda geração do compacto que é vice líder em vendas no país. A plataforma é a mesma com 30% mais aços de alta resistência, o design é polêmico seguindo o estilo dos modelos vendidos em outros países como o iX25 e o Sonata, e há um novo motor e oferta maior de equipamentos principalmente de segurança.
Ele chega primeiro na versão hatch em outubro e depois como sedã em até 22 versões diferentes considerado também o HB20S (sedã) e o HB20X (aventureiro). O Auto Show já testou o novo motor 1.0 turbo TGDI de 120cv disponíveis já a partir de 1.500rpm. Confira o primeiro contato com o veículo e nosso teste:
Testamos neste primeiro contato a versão Diamond Plus, a mais cara da gama de R$ 77,9 mil que inclui itens como controle de cruzeiro, alerta e frenagem de emergência e alerta de saída de faixa, ar condicionado digital, nova multimídia, bancos em couro, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, painel digital e USB de carregamento rápido. Está no nível do Volkswagen Polo Highline e do Chevrolet Onix Premier que acaba de ser lançado.
O primeiro contato revela seu visual polêmico com a grade dianteira baixa e os faróis afilados que chegam quase até a coluna A. O HB20 cresceu um pouco nas proporções sem comprometer sua maior qualidade: a dinâmica de condução. Ele é capaz de fazer boas curvas agora ajudadas pelo controle de estabilidade e tração, item importante mas só disponível nos modelos mais caros como este.
O motor 1.0 Turbo é seu maior trunfo. “Acorda” cedo e tem fôlego invejável até 3.500rpm com um ajuste fino do câmbio automático de seis marchas. Há ainda opção de trocas manuais com comandos atrás do volante. Mas nem precisa. A tocada é esperta e as reduções no tempo certo. Há certo ruído interno nestes casos mas nada fora do normal dentro do segmento.
Segundo a Hyundai ele faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, quase igual ao modelo 1.6 para compararmos sua eficiência. Também segundo a marca ele chega a 190km/h. Em duas acelerações feitas em pista de 2km, o HB20 1.0 Diamond Plus chegou a 175km/h com duas pessoas a bordo. O motor tem ruído imperceptível mostrando bom isolamento. Nesta velocidade só o ruído dos pneus é sentido mas ainda há controle máximo sobre a direção mostrado acerto do conjunto.
A direção elétrica ficou mais precisa, respondendo imediatamente em mudanças de curso mas poderia ser um pouco mais rígida em alta velocidade. Já a suspensão ficou mais confortável sem perder a precisão especialmente no sedã que também testamos. Quem andar no banco traseiro irá agradecer por esta novidade.
O HB20 Diamond Plus traz mimos interessantes para o segmento: há USB que acelera o carregamento de dispositivos, o porta objetos tem tampa deslizante àla Volvo, o espaço para o objetos é bom e tem ainda console central (os modelos automáticos contam com este recurso). Na estrada há alerta de mudança de faixa com um bipe sonoro bem como alerta e frenagem de emergência que funciona a até 50km/h. Os dois recursos foram testados com sucesso.
Outra boa novidade é o entre-eixos que aumentou 30mm e melhorou um pouco o espaço traseiro.
Conclusão: se por um lado o visual é polêmico a Hyundai acertou no conteúdo do carro e no ajuste fino do motor que é esperto e ainda bebê pouco com média rodoviária superior a 16km com gasolina a 100km/h. Também traz itens de segurança incomuns no segmento além de quatro airbags, controle de tração e estabilidade e freios ABS. O preço de R$ 77,9 mil é um pouco salgado mesmo considerando todo o conteúdo. Mas é certo que a Hyundai acertou em cheio no HB20. Se você não gostou do estilo do carro certamente pode mudar sua opinião ao dirigi-lo.
Nesta faixa de preço o Hyundai HB20 mais caro concorre com o Volkswagen Polo Highline que custa menos (R$ 77,9 mil) mas não tem tantos itens de segurança, o novo Chevrolet Onix Premier que é mais em conta (R$ 73,1 mil) no mesmo nível de equipamentos, além de modelos como Argo HGT, Toyota Yaris XLS, Honda Fit EX, Ford Ka Freestyle e o recém renovado Renault Sandero.
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