![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/1.jpeg)
Com o aquecimento das vendas de carros zero quilômetro, a movimentação dos modelos usados também cresce. A Fenabrave, que reúne os concessionários de todo o país, estima que para cada carro novo vendido outros cinco são comercializados movimentando todo o setor.
Porém ao negociar o veículo usado, na prática, o dono perde muito dinheiro entregando seu carro em uma revenda e usando como entrada. Uma das alternativas além de anunciar o carro em sites de classificados é ir a um feirão que possibilita a venda entre particulares. A vantagem é que sem intermediação, o vendedor pode lucrar até 30% a mais no carro que pretende ver enquanto o comprador negocia diretamente um preço melhor. A Matel, organizadora dos Feirões Auto Show no Anhembi e no Shopping ABC, divulga abaixo, um passo a passo de como aproveitar esse tipo de evento para expor o carro e atrair a atenção de potenciais compradores.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/2-1.jpeg)
VALOR DE VENDA
Primeiro é importante definir o valor e ter em conta uma realidade inconveniente. O preço de negociação do carro não é o valor da tabela FIPE, que serve apenas como referência.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/3-1.jpeg)
Geralmente os carros negociados no Feirão tem preço em torno de 20% abaixo do valor de tabela ou um pouco menos. Assim, se o carro vale R$ 30 mil na tabela, o preço de venda e referência para negociar será em torno de R$ 24 mil. Carros sem ar condicionado, direção hidráulica ou kit multimídia, versões básicas e duas portas, tendem a valer menos por serem menos atrativas para o comprador.
FAÇA UMA REVISÃO
Antes de ir ao feirão leve o carro ao mecânico e faça uma revisão básica como troca de óleo, filtros, faça uma verificação de itens de segurança como as correias e mangueiras e também de suspensão.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/4-2.jpeg)
Se o carro já estiver pronto para rodar, certamente atrairá mais a atenção de um comprador. Vale a pena guardar a nota fiscal do serviço e mostrar ao futuro comprador
DEIXE O CARRO COM VISUAL ATRATIVO
Copie a estratégia das lojas de usados e concessionárias: deixe o carro brilhando como novo. Faça uma boa lavagem incluindo motor e parte interna. Se possível, faça um polimento completo e higienização dos bancos, tapetes e carpetes.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/5-1.jpeg)
Muitos lava-rápidos contam com este serviço mais completo que custa mais, porém ajuda a tornar o carro mais interessante em um evento com milhares de opções.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/6.jpeg)
ANTECIPE-SE
Chegue cedo ao local do Feirão e veja o funcionamento da estrutura. Localize a área de pesquisa de multa, despachante, vistoria e financiamento.
Quanto antes chegar, maiores serão as chances de ficar em um local de grande circulação de pessoas.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/7.jpeg)
FICHA DE VENDA
Todos os feirões contam com uma ficha entregue ao vendedor, para preencher com informações sobre o carro. É importante ser bem preciso e completar com os dados de quilometragem, itens de série e opcionais, telefone de contato e preço. Ao colocar a ficha no para-brisa, deixe ao lado o manual, chave reserva e nota fiscal (inclusive aquela da revisão feita). Nos eventos também há uma área para cadastrar os carros que estão no feirão, geralmente conhecida como “central de venda”, o que facilita a pesquisa de compradores que vão buscar determinados modelos e marcas.
DIVULGAÇÃO
Fique o maior tempo possível próximo ao veículo e converse com os eventuais interessados. Assim, você descobrirá se o preço pedido está adequado ou se algo parece ruim no veículo. Caso ele não atraia atenção pode ser que o visual precise melhorar, itens como pneus e rodas, frisos faltando, ralados e outros detalhes.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/8.jpeg)
FECHOU NEGÓCIO?
Caso isso aconteça ao longo do evento é preciso sempre tomar algumas precauções. Recomende que o comprador faça uma vistoria cautelar no carro, que pode ser executada no próprio local onde o veículo está dentro do feirão.
A vistoria é uma pesquisa no histórico do carro que torna a negociação segura para ambas as partes com um documento de validade jurídica. Caso o comprador não queira fazer, para a transferência será obrigatório, no mínimo, um laudo de transferência, que também pode ser feita no evento. O comprador deve ter a certeza de ter recebido o dinheiro antes de entregar o carro ao comprador evitando sempre receber cheques de terceiros, ou entregar o carro sem que o cheque tenha sido compensado ou que o valor transferido esteja disponível, e não vinculado, à conta. A transferência deve ser feita preenchendo o recibo de compra e venda com reconhecimento de firma em cartório.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2019/10/9.jpeg)
Com estas dicas o vendedor aumenta as chances de vender o carro e fazer sempre uma negociação mais segura. Nos Feirões Auto Show, a cada domingo, cerca de 5.500 são colocados à venda e 30% negociados no próprio evento ou nos dias seguintes a partir de contatos feitos no local. Todos os eventos contam com serviços como pesquisa de multas, despachante, vistoria e financiamento além de praça de alimentação e amplo estacionamento. Cerca de R$ 50 milhões em negócios são gerados a cada semana nos feirões Auto Show.