Audi Q3: nova geração evolui e mantém dirigibilidade

CrosSover premium continua bom de direção e fica mais equipado. Por Marcos Camargo Jr

Lancado há pouco menos de um ano as entregas do Q3 começaram no início de 2020. Em nova plataforma (MQB) o Crossover compacto Q3 se mantém com o mesmo tamanho mas com inúmeras melhorias. O AutoShow avaliou o modelo mais caro da gama, a versão Black.

Na atual geração o Audi Q3 manteve o motor 1.4 TFSI de 150cv e 25,5kgfm além do câmbio S-tronic.

A bordo do Q3 é necessário explicar que ele se manteve bem dinâmico e preciso. A suspensão é precisa com conforto sem rolagem nas curvas até porque o Q3 não é muito alto o que ajuda bastante. Em termos de dimensões são 4,49m de comprimento e 1,85m de largura com espaço interno mais amplo de 2,68m de entre-eixos que rendeu mais espaço no banco traseiro.

Com bom acabamento, discreto e de bom gosto, o porém vai para o túnel central elevado que prejudica o espaço do terceiro passageiro. Isto se deve à opção, na Europa, do modelo com tração integral. Como a plataforma é uma só infelizmente o conforto fica prejudicado.

Por dentro o Crossover evoluiu muito e o acabamento mais simples da geração antiga ficou para trás. Há aplicação de materiais de toque frio, plástico de boa qualidade e até aplicações de couro no próprio painel. A multimídia Audi MMI era a mudança mais esperada: traz Apple CarPlay e Android Auto, bluetooth e boa conexão e qualidade de áudio.


Ao volante o Q3 se mantém com a boa dirigibilidade e fôlego suficiente dos 150cv mas sem surpresas e com consumo bem adequado. O câmbio DSG atua com suavidade embora no modo “comfort” ele demore um pouco para evoluir as primeiras marchas. No modo Sport fica divertido e ágil tirando o máximo do torque e da potência do 1.4 que já conhecemos em outros produtos das marcas Volkswagen e Audi. O controle de direção pode ser feito pelo Audi Drive Mode no botão do console e na multimídia.

O Audi Q3 dispõe de teto solar elétrico e panorâmico, itens de acabamento e volante esportivos, sensores dianteiros e traseiros e Parking Assist e Audi Sound System. O pacote ACC Stop & Go com Controle de cruzeiro adatativo e  Audi Pre sense dianteiro é cobrado como opcional por R$ 8.000.

Fabricado na Hungria há chances do Q3 ser nacionalizado como foi a geração anterior. Por hora seguirá vindo importado. Com preços a partir de R$ 179,9 mil esta versão Black avaliada sai por R$ 209,9 mil. 

No Brasil ele concorre com o Volvo XC40, o recém modificado BMW X1 e o Mercedes-Benz GLA. Quer ficar ligado nas principais novidades do segmento automotivo? Acompanhe as notícias do AutoShow, anuncie seu carro GRÁTIS e participe dos nossos feirões aos domingos.