Station wagon com motor do Lamborghini Urus quer redefinir segmento. Por Marcos Camargo Jr
Nesta semana a Audi mostrou a versão final da nova Audi RS 6 Avant, station wagon esportiva que traz a mesma tecnologia de motorização do Urus e o sistema inteligente de tração do novo Audi Q8.
A receita foi retrabalhada pela engenharia alemã. Além do estilo com destaque para os vincos no desenho no capô e na lateral, todo o carro foi modificado.
O motor é o V8 biturbo que desenvolve 600cv e 81,6kgfm de torque, sistema de freios de alta performance também usado pelo Urus e um sistema híbrido leve já adotado pelo Q8 que funciona em velocidade de cruzeiro além do sistema de que “desliga” quatro cilindros do motor caso não seja necessária tamanha potência. Segundo a Audi, o RS 6 acelera de 0 a 100km por hora em 3,6 segundos e tem velocidade limitada a 250km por hora.
A suspensão conta com sistema de tração integral Quattro que distribui até 70% da força para o eixo traseiro e há um sistema de suspensão pnemumática ajustável em altura. Também estará disponível o RS Sports Suspension Plus, que justa as respostas das novas molas de aço e o curso dos amortecedores ajustáveis em até três estágios.
O Audi RS 6 Avant tem dois concorrentes pela frente. Um deles é o Mercedes-AMG E 63 Station Wagon e o outro é o Porsche Panamera Sport Turismo Turbo. O carro será lançado oficialmente no mês que vem no Salão de Frankfurt mas as vendas serão iniciadas provavelmente em março de 2020. O preço estimado é de US$ 100 mil o que pode significar que, caso seja lançado por aqui, tenha preço em torno de R$ 800 mil.