Dupla mantém motor 2.0 TFSi agora com tração quattro de série tanto no sedã quanto no liftback. Por Marcos Camargo Jr
O Audi A4 e A5 terão uma nova geração de veículos revelados em breve. Estes carros terão um novo nível tecnológico mas até chegarem aqui vai demorar um pouco. Por isso a Audi apresentou a linha 2025 no Brasil com mudanças pontuais tanto no A4, um sedã tradicional, quanto no A5, um sedã cupê definido pela marca como liftback.
A grande novidade para esse ano na verdade é um item já conhecido no A4 e A5: a tração quattro agora com a tecnologia ultra, pois a Audi foi quem inventou a tração integral nestes veículos compactos no início dos anos 1980.
Motor do A4 e A5: a mecânica dos dois veículos é a mesma 2.0 TFSI de 204cv e 32kgfm de torque combinado com tração quattro do tipo integral e câmbio Stronic de 7 velocidades temos de volta um pouco do que foram as versões de 252cv que tiveram potência reduzida graças ao Proconve PL7. Vale lembrar que o sistema atua com um alternador que funciona como um híbrido leve de 12V que ajuda a reduzir o consumo de combustível.
Audi A4
A versão mais tradicional começa com farois do tipo Full LED, lanternas traseiras também com LED dinâmico e bancos rebatíveis além de novas molduras na dianteira e também no spoiler do para-choque traseiro. As rodas também mudam de desenho na versão Prestige de R$ 334 mil.
A versão seguinte é a S-Line que traz bancos esportivos com memória e ajuste elétrico, detalhes em alumínio claro no painel, volante de base reta e teto solar além de ar condicionado digital de três zonas. O preço da versão superior é R$ 360 mil. Som premium Bang&Olufsen custa R$ 9 mil adicionais e para ter controle de cruzeiro adaptativo custa mais R$ 7 mil. Estas rodas da imagem com pinça vermelha de perfil esportivo faz parte do pacote Black por mais R$ 7 mil. Os farois LED Matrix custam R$ 13 mil adicionais.
Audi A5
O renovado Audi A5 2025 agora ganhou uma versão de acesso chamada Advanced que tem teto solar, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, pacote com controle de cruzeiro adaptativo, os farois são do tipo LEd Matrix superiores aos full LED e rodas de 19 polegadas além do ar de três zonas por R$ 360 mil.
A versão seguinte é a S-Line e traz rodas diferentes e maiores com 20 polegadas, teto preto, bancos elétricos também com memória, acabamento com uma faixa mais clara no painel ao preço de R$ 395 mil. O pacote Black e som premium B&O também sao cobrados separadamente assim como as cores especiais perolizadas e metálicas por R$ 2,2 mil.
Primeiro contato com as novidade
Tivemos a chance de testar os renovados Audi A4 e A5 na pista de testes da Goodyear, em Americana/SP. A intenção da Audi era oferecer um primeiro contato com estes veículos que voltam a oferecer a tração integral quattro.
Em uma pista molhada e delimitada por cones, aceleramos o Audi A5 quattro em meio às curvas fechadas do trajeto e pudemos testar melhor o controle de torque que envia a força do motor para as rodas traseiras para melhor controle. Vale lembrar que a tração quattro foi oferecida em carros de linha da Audi pela primeira vez em 1987. Hoje o sistema quattro ultra usa embreagem eletro-hidráulica presente também no eixo traseiro.
A aceleração em linha reta também foi testada na pista da Goodyear. Ambos veículos tem boa resposta graças ao motor 2.0 TFSI embora não tenham o mesmo brilho das versões de 252cv ainda rendem emoção ao volante graças à tração quattro ao entrarmos na curva do circuito.
Mas antes que o consumidor e fã da marca pense que em breve terá um produto desatualizado é importante saber que a estreia da nova geração vai demorar um pouco para chegar. Talvez em 2026. Enquanto isso voltamos a ter o A4 e A5 com um diferencial importante de diversão ao volante ainda que com preços mais altos na versão 2025.
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