Audi e-Tron é um SUV elétrico para acelerar feito esportivo: conheça

Novidade chega com motor de 408cv e 436km de autonomia e desempenho de modelo esporte. Por Marcos Camargo Jr

A Audi tem excelentes esportivos no portfólio com a linha “S” e “RS”. Em termos de utilitários esportivos a linha está completa desde o Q3 ao Q8. Mas a marca alemã do grupo Volkswagen segue o curso de seu projeto de eletrificação e disponibiliza no país o inovador e-Tron com preço a partir de R$ 460 mil. 

Neste preço o e-Tron está disponível com quatro anos de garantia sendo mais quatro adicionais para as baterias de íon de lítio. Para os interessados no e-Tron durante a fase de lançamento a Audi ainda oferece quatro anos de manutenção inclusa no preço e valorização de R$ 15 mil em veículos usados oferecidos na troca pela novidade.

O e-Tron impressiona não só pela cor Azul Antigua mas também pelo porte: são 4,90m de comprimento e 2,00m de largura com 2,93m de entre-eixos a novidade traz o estilo cupê com vincos fortes sob o capô, a grade octogonal Singleframe e visual que impressiona. Outro detalhe na parte traseira é a ausência dos tubos de escapamento dado que se trata de um modelo elétrico. O porta-malas de 600 litros também é generoso, há espaço mais que suficiente para cinco adultos e passageiros que tem bom espaço no banco traseiro. 

Sem retrovisores com espelhos o e-Tron tem câmeras de alta resolução projetadas em telas OLED touchscreen. Com isso a Audi alcança um coeficiente de arrasto de 0,27, o que auxilia na melhora do desempenho e autonomia das baterias. As câmeras processam a imagem digitalmente e espelham em monitores internos de 7” que ficam posicionados nas portas do motorista e passageiros. Para posicionar a melhor forma de posição da câmera basta ajustar a imagem com o dedo no monitor do motorista. 

Generoso em espaço interno o SUV elétrico conta com bancos em couro de Alcântara e tem ajuste elétrico, para o motorista ainda é possível regular a altura e a lombar. Outro detalhe está no desenho dos bancos que remonta a um circuito elétrico. No console central foram instalados dois grandes displays MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas. Por eles é possível controlar todos os comandos do carro e ainda monitorar níveis de consumo bateria. O E-tron ainda é equipado com Android Auto e Apple Carplay, que podem ser ativados por Bluetooth ou cabo. 

Motor eletrico e potente 

O Audi e-Tron tem motor elétrico com 408cv de potência e 664Nm de torque. A engenharia alemã distribuiu em 135kW de potência na frente e 165 kW no motor traseiro. Segundo a Audi, o E-tron faz de 0 a 100km/h em apenas de 5,7 segundos com autonomia de 436 quilômetros no ciclo europeu WLTP.

O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700kg e dispõe de 36 módulos de alumínio, recarregáveis em tomada convencional a partir de 110V. O tempo de recarga varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. 

O novo SUV elétrico da Audi ainda traz a nova geração do sistema de tração Quattro, a tração elétrica nas quatro rodas. Agora a tração regula a distribuição de torque para todas as quatro rodas em uma fração de segundos. O E-tron ainda dispõe de sete modos de condução: Auto, Comfort, Efficienty, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. 

Teste dinâmico  

O AutoShow avaliou o SUV elétrico que tem desempenho de carro esportivo com torque imediato e a boa dinâmica de direção dos modelos Audi. Aliás apesar da modernidade mecânica o e-Tron tem a dinâmica justa de direção típica dos modelos da marca.

No modo “Comfort” o carro apresenta um comportamento mais dócil, o que o torna mais aconselhado para a cidade ou viagens mais tranquilas. No modo “Efficiency” o e-Tron poupa energia atingindo sua máxima autonomia em uma direção e aceleração mais lenta. No modo esportivo além do torque imediato a suspensão fica mais baixa e a aerodinâmica mais eficiente bem com a direção ainda mais direta. 

A princípio o motorista irá estranhar os novos retrovisores inexistente trocados por duas peças diminutas na lateral. Com instinto de quem já dirige há algum tempo, os olhos certamente irão buscar os espelhos externos, mas em pouco tempo é possível se acostumar com as câmeras internas e no modo de controlar os novos espelhos. 

Em relação a mercado o Audi e-Tron terá como concorrente direto o Jaguar I-Pace quem tem configurações similares e preços menores a partir de R$ 437 mil. Além dele está o Mercedes Benz EQC de lançamento próximo em junho e preços similares.