Com difícil no mercado, sedã da Caoa-Chery melhora e fica mais caro. Por Marcos Camargo Jr
Com um ano de mercado a Caoa-Chery já promoveu algumas atualizações no sedã Arrizo 5, que briga por um lugar ao sol em um mercado muito competitivo.
O que muda?
Se no visual ele permanece igual com 4,52m de comprimento, 1,81m de largura e 2,62m de entre-eixos, o Arrizo 5 traz importantes atualizações.
A nova caixa fabricada pela chinesa WLY foi batizada de “CVT 25”. Com as mesmas dimensões, a engenharia recalibrou a transmissão que simula nove marchas porém a última só aparece no modo manual. Com nova bomba de óleo com circuito duplo, cinco válvulas (solenóides) e outras mudanças a Caoa Chery fala em respostas mais rápidas e relação 9% mais curta na primeira marcha além de maior alívio nas marchas superiores. A marca promete até 11% de economia de combustível com as mudanças.
O Arrizo 5 também ganha novo cluster com tela TFT digital que tem computador de bordo com consumo instantâneo, médio, autonomia, informações sobre o câmbio e entretenimento. Também é novo o freio de estacionamento que aposenta a alavanca e dá lugar ao sistema eletrônico com função auto Hold.
Visualmente o Arrizo 5 não teve nenhuma mudança e segue bem equipado. Há controle de estabilidade e tração além de distribuidor de frenagem EBD, dois airbags na versão RT e seis na RTS, freios a disco nas quatro rodas, sistema de partida com chave presencial e botão, central multimídia com Android e Apple CarPlay com sensor e câmera de ré, ar condicionado automático entre outros itens.
Na pista
O AutoShow testou a novidade em um trajeto de aproximadamente 200km com um pequeno trecho urbano no trânsito pesado da capital paulista e nas estradas em boa parte do tempo. O novo câmbio traz relações um pouco mais diretas e rapidez para devolver força ao pisar no acelerador, principalmente após 2.500rpm. Mantendo 100km/h o Arrizo trabalha por volta de 2100rpm.
Apesar da potência interessante do motor 1.5 Turboflex de 150cv com etanol (147cv com gasolina), o motor se mostra ruidoso às vezes e a direção fica virtualmente pesada em alta velocidade retardando as reações. O torque agora ficou em 21,4kgfm, ganho sensível frente aos 19,4kgfm da versão anterior. Mesmo confortável para os cinco ocupantes especialmente no banco traseiro com túnel baixo, a suspensão poderia ter curso um pouco mais longo e menos “seco” ao passar por buracos e valetas.
A multimídia tem Android Auto e Apple CarPlay mas fica ofuscado pelo sol graças ao baixo contraste da tela. Os comandos são bons e há conexão fácil com aparelhos e também via bluetooth mas ele traz apenas uma saída USB.
O Arrizo 5 é vendido em duas versões:
A RT por R$ 74,5 mil que traz bancos em tecido, rodas aro 16 e apenas dois airbags e a RTS por R$ 83,5 mil que acrescenta bancos em couro, rodas aro 17, quatro airbags adicionais e teto solar elétrico. A garantia é de três anos para o carro todo e cinco anos para o motor e câmbio.