Modelo chega em nova geração feito em parceria com chineses da Great Wall Motors. por Marcos Camargo Jr
Aos 64 anos de vida a Mini foi conhecida por modelos compactos de alto desempenho especialmente na linha John Cooper Works. Depois de uma transição para o grupo BMW há mais de 20 anos agora a Mini está encerrando o processo de transição para os modelos 100% elétricos da marca. A marca antecipou hoje o visual e alguns detalhes do Cooper e Countryman agora 100% elétrico enquanto os modelos a combustão vão saindo de cena.
Com visual clássico mantido o novo Cooper traz uma linguagem mais moderna na dianteira de linhas arredondadas. Já a traseira traz uma lanterna nova em formato de bumerangue, recurso incomum na linha e que parece destoar do conjunto .
Denominado Cooper EV, o compacto traz algumas evoluções como head up display como única forma de mostrar informações sobre o carro e uma nova tela de 9,44” do sistema Mini Operating System 9 que é compartilhada com o Countryman.
Há duas versões para o motor elétrico da Mini: um com 183cv e 29kgfm de torque e outra mais potente de 217cv e 33,6kgfm de torque. Há duas opções de bateria: uma com 40,7kwh de 305km (WLTP) e outra de 54,2kwh com 402km no mesmo ciclo. Uma curiosidade é que a nova plataforma “Spotlight EV” desenvolvida com a Great Wall Motors chinesa.
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