Ano das pick-ups: veja os modelos que foram lançados em 2022

Pick-up no Brasil é assunto sério. Em um país de dimensões continentais, as utilitárias se dividem em quatro segmentos; os de compactas, as médias com estrutura leve, as médias com estrutura de chassi e as grandes que começam a chegar em maior número onde estão modelos como a RAM

Nissan Frontier, Ford Maverick e Renault Oroch foram as novidades neste ano. Por Felipe Salomão

Ford Maverick foi lançada em fevereiro

Pick-up no Brasil é assunto sério. Em um país de dimensões continentais, as utilitárias se dividem em quatro segmentos; os de compactas, as médias com estrutura leve, as médias com estrutura de chassi e as grandes que começam a chegar em maior número onde estão modelos como a RAM. Portanto, para relembrar as novidades de 2022, o Autoshow mostra quais os novos modelos que começaram a ser vendidos neste ano.

Ford oferecerá a Maverick com motor 2.0 litro turbo EcoBoost a gasolina, que entrega 253 cv

Ford Maverick
A rival da Fiat Toro, a Ford Maverick foi lançada em fevereiro. Trazida do México, a pick-up compacta é vendida na versão Lariat FX4 por R$ 240.490. O modelo tem traços quadrados parecidos com a Ranger. Inclusive, a Ranger 2024 já foi flagrada no Brasil e deve ser lançada em 2023, quando também será vendida a versão híbrida da Maverick.

Modelo conta com uma ampla central multimída

A Ford oferecerá a Maverick com motor 2.0 litro turbo EcoBoost a gasolina, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e tem torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000, conjunto já usado no Bronco oferecido aqui. Segundo a marca, o zero a 100 km/h é feito em 7,2 segundos e a retomada de 80 para 120 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 175 km/h. A transmissão é automática de oito velocidades. A tração é integral AWD, a direção é elétrica, além de ter suspensão dianteira independente Twin-I-Beam e traseira Multilink. 

Renault lançou Oroch em abril

Renault Oroch
Em abril, a Renault lançou a Oroch, que chega para rivalizar com a Fiat Toro e, também, com a Ford Maverick. A nova Oroch chegou com mudanças visuais mais tímidas, uma vez que mantém os traços da primeira geração. Por dentro, ganhou uma central multimídia de 8 polegadas do tipo flutuante com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Modelo vem equipado com motor turbo de 170 cv

Sob o capô, traz o motor de 1.3 litro turbo TCe, que entrega até 170 cv com torque de 27,5 kgfm. Esse motor também equipa o Renault Duster e Captur.Também vem equipada com o propulsor de 1.6 litro aspirado SCe de até 120 cv com torque de 16,2 kgfm. A Renault Oroch é vendida por R$ 113.600 na versão de entrada Pro, por R$ 119.500 na configuração Intense e por R$ 145.700 na opção topo de linha Outsider.

Nova Nissan Frontier manteve o motor de 2.3 litros turbodiesel, que entrega 163 cv

Nissan Frontier
A nova Nissan Frontier chegou em abril com novo visual para concorrer com a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok. A pick-up passou a ser equipada com controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360º, alerta avançado de colisão frontal e de fluxo cruzado, além de teto solar nas versões mais caras. Por dentro, traz um painel de instrumentos digital de TFT de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas com espelhamento com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Quando utiliza o biturbo o motor entrega 190 cv com 45,9 kgfm

Em relação à motorização, a nova Nissan Frontier manteve o motor de 2.3 litros turbodiesel, que entrega 163 cv e 41 kgfm, quando utiliza apenas um turbo, e 190 cv com 45,9 kgfm, quando utiliza o biturbo. A transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de sete marchas. A tração é 4×4 com os seletores de terrenos Standard, Sport, Off-Road e Tow.

Interior tem detalhes robustos aliado com uma ampla central multimídia

A Nissan vende a Frontier por R$ 246.490 na configuração S MT 4×4, por R$ 269.290 na versão SE AT 4×4, por R$ 277.390 na opção Attack AT 4×4, por R$ 293.590 na configuração XE AT 4×4, por R$ 326.890 na versão Platinum AT 4×4 e, por fim, na opção topo de linha Pro-4X AT 4×4 por R$ 326.890.

Jeep lançou Gladiator em agosto

Jeep Gladiator
Certamente, agosto foi o mês do Jeep Gladiator, que é uma pick-up com proposta premium e dimensões avantajadas para explorar um novo segmento de compradores do Jeep Wrangler também importado dos Estados Unidos. Visualmente, o Jeep Gladiator tem as tradicionais sete barras na grade frontal, faróis redondos, linhas quadradas bem definidas e traseira sóbria com lanterna destacada da caçamba. O modelo mede 5.59 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,90 m de altura e 3,48 m de entre-eixos, o que é bastante generoso. O modelo pode carregar até 1.000 litros na caçamba e tem 3.183 kg de capacidade para reboque.

Jeep Gladiator vem equipado com motor de 3.6 litros Pentastar de 284cv

Sob o capô, o Jeep Gladiator vem equipado com motor de 3.6 litros Pentastar de 284cv com 36,4 kgfm de torque combinado com câmbio automático de oito velocidades. A Jeep vende o Gladiator apenas na versão Rubicon por R$ 499.990.

Jeep vende o Gladiator apenas na versão Rubicon por R$ 499.990

Ram 3500
A gigante Ram 3500 foi lançada em março no Brasil, onde é vendida por R$ 484.990 na versão Laramie e por R$ 529.990 na configuração Limited Longhorn. A pick-up adota o tradicional padrão visual da marca com uma ampla grade frontal, faróis e para-choques robustos. Por dentro, conta com central Uconnect de 12 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.Além disso, mede 6,07m de comprimento, 2,12m de largura, 2,04m de altura e 3,78m de entre-eixos. A Ram 3500 pode levar até 1.752kg de carga e tem capacidade de 9 toneladas de reboque.

Ram 3500 foi lançada em março no Brasil, onde é vendida por R$ 484.990 na versão Laramie

A Ram equipou a 3500 com motor Cummins ISB de seis cilindros de 377cv urbodiesel que desenvolve 117,3 kgfm de torque a partir das 1700rpm controlado com câmbio automático com solenóide de força variável de seis velocidades com tradicional alavanca na coluna de direção.

Ram também lançou a Classic no Brasil, onde concorre com a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier

Ram Classic
A Ram também lançou a Classic no Brasil, onde concorre com a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier. A pick-up mede 5,81 metros de comprimento, 3,57 m de entre-eixos, 2,01 m de largura e 1,97 m de altura. Tam a capacidade de carregar 531 kg e de rebocar 3,5 toneladas. Sob o capô, tem motor V8 Hemi a gasolina que desenvolve 400 cv e 56,7 kgfm de torque, o mesmo que equipa a 1500 Rebel. A transmissão é automática de oito marchas e opção de tração 4×4 com caixa de transferência BorgWarner.

Sob o capô, tem motor V8 Hemi a gasolina que desenvolve 400 cv e 56,7 kgfm de torque, o mesmo que equipa a 1500 Rebel

A Ram Classic vem equipada com bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento. A Ram Classic pode ser comprada por R$ 349.990 na versão Laramie e por R$ 359.990 na configuração Laramie Night.

Modelo pode ser comprado por R$ 134.490 na versão LTZ

Chevrolet Montana
Tecnicamente a Chevrolet Montana ainda não foi lançada neste ano, já que o lançamento comercial da pick-up será feito apenas em janeiro com o início das vendas em fevereiro. Contudo, a montadora já começou a pré-venda da rival da Fiat Toro, da Renault Oroch e da Ford Maverick. O modelo pode ser comprado por R$ 134.490 na versão LTZ e por R$ 140.490 na configuração Premier. Inclusive, já teve 2 mil unidades vendidas neste ano.

Modelo sai por R$ 140.490 na configuração Premier. Inclusive

A Chevrolet Montana vem equipada com seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, alerta de ponto cego, faróis full LEDs, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.

Modelo traz uma ampla central multimídia

No tamanho mede 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura. Também traz rodas são de alumínio de 17 polegadas, soleiras de portas iluminadas, santoantônio, rack de teto, sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL e central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, com função áudio streaming e Bluetooth, além de ter conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo. Em relação à motorização, a Chevrolet Montana vem equipada com motor de 1.2 litro turbo flex, que entrega 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, a pick-up faz com gasolina, 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Já com etanol faz 9,3 km/l no trecho rodoviário e 7,7 km/l no trecho urbano.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC