modelo correspondia à versão de entrada e perua. Por Marcos Camargo Jr
Muitos dos nossos seguidores gostam de ver carros antigos anunciados na internet. Muitas vezes são modelos curiosos, pechinchas ou modelos acima do valor de mercado. Mas certamente nunca viram um anúncio com seis carros iguais. Nos Estados Unidos um colecionador de carros anunciou no Facebook Marketplace um produto inusitado: uma coleção com seis Ford Pinto Station Wagon.
O anunciante identificado como “Rocco” mora na cidade de Hacienda Heights, California, e não há informações claras sobre o histórico dos veículos que foram fabricados em 1973, mas modelo (1974), todos com a mesma cor bege (medium yellow gold) e o mesmo acabamento preto em vinil que corresponde ao modelo mais simples da gama.
O Ford Pinto era equipado na época com motor 2,0 litros quatro cilindros de 86cv e transmissão manual de três velocidades, uma opção um tanto incomum no mercado norteamericano. Os Ford Pinto Station Wagon representam a carroceria do tipo perua e são todos duas portas.
Cada carro está à venda por US$ 16 mil, cerca de R$ 80 mil em valores convertidos. Também são aceitas ofertas mas é preciso entrar em contato com o proprietário.
O “quase brasileiro” Ford Pinto
A Ford cogitou trazer o compacto Pinto para o Brasil mas certamente ele não receberia esse nome se isso ocorresse.
O Ford Pinto era um dos projetos de baixo custo para o mercado americano da época. Era um modelo compacto posicionado abaixo do Maverick e chegou a ser cogitado para a produção e venda no Brasil. Lançado em 1971, foi criticado pela aparência frágil em um mercado obcecado por carrões grandes com motor V8 ainda naquela época. Também teve um modelo pela Mercury onde recebia o nome de Bobcat.
Nos primeiros anos o Ford Pinto ficou conhecido pela fragilidade mas era um carro bem barato e tinha versões hatch e perua. Porém um erro de projeto foi descoberto ao longo dos anos 1970.
O Ford Pinto podia explodir em caso de colisão traseira. A Ford admitiu falhas no produto mas não anunciou nenhum recall e o órgão de trânsito norteamericano (NHTSA) obrigou a fabricante a fazer um recall em 1978.
A Ford tirou o carro de linha em 1980. O seu lugar foi ocupado pelo ESCORT no mesmo ano abrindo espaço para uma nova era de compactos nos EUA.
Procurando um carro compacto para o seu dia a dia? Veja como participar do AutoShow e venha nos visitar aos domingos. Nosso evento tem acesso gratuito para visitantes.