Oferta de versões será reduzida nos EUA e Europa. Por Marcos Camargo Jr
A Alfa Romeo vive um momento difícil que atrapalha seu crescimento. A marca posicionará como premium dentro do grupo Stellantis nos Estados Unidos e na Europa conseguiu crescer apenas 2% no primeiro semestre de 2024. Por isso em comunicados distintos para cada mercado, a Alfa Romeo está simplificando a oferta de veículos em busca de uma racionalização no processo de produção com foco em maior volume de vendas.
Números de mercado mostram que o SUV compacto Junior não tem sido bem aceito na Europa. Segundo o CEO Jean Philippe Imparato a expectativa era vender até 70.000 unidades do Junior este ano. No entanto os resultados estão bem longe dessa expectativa.
Estados Unidos
A Alfa Romeo comunicou que irá simplificar a oferta dos seus veículos nos Estados Unidos.
Lá são oferecidos o Tonale, Stelvio e o Giulia. O Stelvio Ti, o Tonale Sprint e o Giulia Veloce já não são mais oferecidos. Para o Giulia haverá o kit Veloce com bancos especiais, freios reforçados e kit Assist para análise de desempenho do carro.
No entanto a Alfa Romeo como marca premium vende bem menos que os concorrentes. No primeiro semestre cerca de 1.600 unidades do Tonale foram vendidas, cerca de 10% de um BMW X1 por exemplo.
Na Europa as vendas vem crescendo em ritmo muito lento o que pode prejudicar os planos de renovação dos modelos de volume da marca italiana.