AutoShow

A Jaguar Land Rover produz carro no Brasil? Veja como está a fábrica no RJ hoje 

Unidade produz dois modelos com itens feitos no Brasil. Por Marcos Camargo Jr

Imagens deste artigo: Marcos Camargo Jr

Desde 2016 o Brasil tem uma fábrica da linha de produtos Jaguar Land Rover que hoje produz os modelos Land Rover Discovery Evoque e Sport. 

Pouca gente sabe mas estes veículos recebem carroceria da Europa, peças de motorização da China, Eslováquia, Estados Unidos, Polônia e vários países e alguns componentes são feitos no Brasil. 

E mesmo sem ter prensas e robôs de soldagem todo ou processo de montagem dos veículos é feito localmente com acompanhamento da tecnologia de software e rígido controle de qualidade 

Como funciona essa linha?

As carrocerias chegam prontas, pintadas e com as portas, capô e tampa do porta-malas. Enviadas de Liverpool, Inglaterra, as peças são separadas para permitir a montagem interna. todos os sensores, chicote e outros componentes eletrônicos são montados. Chama atenção um rigoroso controle de estoque computadorizado e com o cálculo do tempo de produção para que não sobra ou falte nenhuma peça.

Em outra ponta da fábrica, componentes de suspensão já previamente prontos como suspensão traseira e dianteira, câmbio e motor também vindo da Inglaterra, São montados e revisados. O chamado powertrain (motor) é inglês, o câmbio ZF dos EUA enquanto notamos amortecedores fabricados na China, sistema híbrido leve vindo da Polônia e outros componentes de suspensão da República Tcheca. 

Vidros laterais são feitos no Brasil mas o teto vem da China fabricado pela Fuyao. Também são brasileiros os bancos revestidos em couro Windsor, escapamento e também as baterias 12V.

 Depois o conjunto mecânico é unido à carroceria e depois o carro recebe os fluidos (também fabricados localmente) e os últimos componentes como rodas e pneus também locais. 

Na última fase o carro passa pelo alinhamento de pneus e últimos ajustes, teste de estanqueidade com jatos de água em um túnel que reaproveita a água e testes dinâmicos finais em uma pista dentro da fábrica.

Alguns carros são selecionados por uma “auditoria interna” onde todos os itens são testados novamente. Na fábrica da Jaguar Land Rover há 451 funcionários envolvidos diretamente na linha de produção. 

A fábrica da Jaguar Land Rover tem capacidade de produção de 24.000 unidades por ano em 2023 a fábrica de Itatiaia operou a apenas 10% de sua capacidade. Agora a marca trabalha para recuperar seus índices de produção dos anos anteriores investindo em um novo posicionamento de marca no mercado brasileiro. 

GOSTOU? Veja a avaliação do novo Land Rover Discovery Sport 2024 e se está buscando um carro usado para a sua garagem e quer vender o seu conte com o AutoShow.

Temos feirões todos os domingos para os fãs de bons negócios em carros