Falta de carro zero é temporária e preços estão em alta. Por Marcos Camargo Jr
A venda de carros usados nunca teve tanto espaço no mercado brasileiro. Com a retomada das vendas, há uma falta generalizada de carros novos na concessionária e longas filas de espera facilmente ultrapassam 90 dias. Assim, a venda de carros usados ganha espaço e modelos seminovos se valorizam.
Uma pesquisa realizada em janeiro deste ano ao longo dos cinco feirões AutoShow realizados no período mostram que a venda de usados está apenas 8% abaixo da tabela FIPE em média. Antes da pandemia, com o mercado de novos aquecido e entregas estabilizadas, os carros usados eram vendidos cerca de 20 a 30% abaixo da FIPE.
“É o melhor momento para venda de carro usado. Mas esta valorização é temporária uma vez que a partir de março especialistas mostram que a produção de carros novos deve se normalizar e o carro usado voltará ao patamar anterior”, explica Dudu Natrielli, CEO do AutoShow.
Enquanto isso não ocorre os carros seminovos, fabricados há até dois anos, e completos, são vendidos no preço de tabela ou ainda acima da tabela, em casos específicos como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Onix, Fiat Toro, Jeep Compass entre outros. Mesmo carros que saíram de linha, como é o caso do Ford Ka, são revendidos com valor alto quando comparado ao momento pré pandemia.
O AutoShow realiza os feirões aos domingos no Expo Center Norte e Shopping ABC sempre das 7h às 13h. No local os vendedores ofertam os carros diretamente aos compradores no evento presencial. O AutoShow também expõe centenas de ofertas nas redes sociais, no programa AutoShow e também nos classificados no site.