Marca produz no país há 96 anos e tem fãs de clássicos como Opala, Chevette, Veraneio e Omega. Por Felipe Salomão
Há 96 por aqui, a GM atinge a marca de 17 milhões de carros produzidos no país. A marca possui três linhas de produção: São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Além disso, o Brasil é o segundo maior mercado da empresa no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Somente em 2020, foram emplacadas 338 mil unidades no mercado brasileiro. A marca que tem modelos marcantes no portfólio como o Opala, Veraneio, Chevette, Corsa, Omega entre outros sempre vistos nos eventos AutoShow.
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Nos últimos anos a Chevrolet tem feito diversos investimentos. No período entre 2014 e 2019 a marca investiu R$ 13 bilhões. Com isso, foi possível atualizar e ampliar as fábricas, produzir motores de três cilindros turbo e aspirado, instalar Wi-Fi dentro dos carros e, também, desenvolver a indústria 4.0 com realidade virtual, rebocadores autônomos, pintura sem utilização de água, robôs atualizados remotamente e produção automatizada.
Além disso, a empresa já planeja um novo ciclo de investimentos. A marca deve investir R$ 10 bilhões nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos. O novo aporte financeiro deve trazer veículos inéditos ao país, além de ampliar a oferta de equipamentos de conectividade.
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Vale dizer que é em Gravataí que a marca produz o Onix e Onix Plus, que são os líderes do mercado automotivo nacional. São necessários menos de 22 dias para produzir 25 mil unidades dos modelos. A capacidade de produção da marca no Brasil é de 740 mil unidades por ano.
Em solo brasileiro, a GM já fabricou caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras para a marca Frigidaire. Atualmente, a fábrica de São Caetano do Sul produz cinco modelos diferentes na mesma linha de montagem.
Alguns clássicos da marca definitivamente são cultuados por fãs em todo o pais.
É o caso do Opala, primeiro automóvel da GM produzido aqui entre 1968 e 1992. Com motor seis e quatro cilindros teve versões marcantes como o esportivo SS, a perua Caravan e o Diplomata.
O Chevette também foi oferecido no país entre 1974 e 1994 com motores 1.4, 1.6 e até 1.0 na versão Júnior dos anos 1990. Se destacava pelo projeto moderno e baixo consumo de combustível.
A perua Veraneio era o carro das famílias desde o fim dos anos 1960 e foi a melhor opção do segmento por muitos anos. Chegou a ser usada até nas forças policiais e ganhou homenagem na música “Veraneio Vascaína” na letra da banda Capital Inicial.
O Corsa chegou por aqui em 1994 e renovou o portfólio da GM. Teve inúmeras versões e duas gerações considerando e modelos hatch, sedã e perua (Corsa Wagon).
O Omega desembarcou no país em 1992 na sua primeira geração e mudou o patamar dos modelos de luxo da época. Foi produzido até 1998 quando foi substituído por um modelo importado.
O Kadett é outro modelo clássico da linha GM que era símbolo de carro moderno. Estreou em 1989 e teve versões interessantes como GSI nas variantes hatch e um belo conversível que era finalizado na Itália e vendido no Brasil.
O Chevrolet Monza era o carro da classe média que marcou os anos 1980. Projeto mundial derivado do Opel Ascona se destacava pela potência e conforto que viraram referência diante dos concorrentes.
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