É fácil mas requer cuidados importantes na substituição. Por Marcos Camargo Jr
De repente você deu a partida e o carro não ligou. Ele deu algum sinal de partida, mas as luzes piscaram e nada. Especialmente se você já fez alguma ligação direta (chupeta) ou se a bateria do carro já tem de dois a três anos (às vezes mais) é hora de fazer a troca.
Sabendo que uma bateria é vendida em qualquer autopeças, autocenter, concessionária ou supermercados é preciso comprar uma nova. Dica: prefira centros automotivos grandes pois os preços são sempre mais baixos. Você terá que informar o modelo e ano do seu carro pois baterias tem tamanhos e capacidades diferentes de energia conforme o modelo.
A troca é simples: basta ter uma chave inglesa de 8 a 10mm, luva (recomendável) e um pouco de força para retira-la.
Primeiro desligue o motor e retire a chave do contato. Depois abra o motor, localize a bateria e os polos positivo e negativo. Nos carros mais novos a conexão positiva tem proteção plástica na cor vermelha. Na dúvida os polos estão identificados com os sinais “+” (positivo) e “-“ (negativo).
Use uma chave para soltar o polo da bateria começando pelo negativo. Basta soltar a proteção e liberar o cabo puxando para cima. Depois solte o polo positivo e só evite contato com outros metais. Isolada a bateria não dá choque.
Depois remova a bateria mas antes verifique se ela não está presa ao suporte. Solte-o com uma chave e remova a bateria totalmente.
Agora recoloque a bateria nova no lugar. Verifique a posição dos polos positivo e negativo e verifique os sinais antes de conectar. Comece pelo positivo e só depois o negativo.
Se você tiver um multímetro pode medir se o alternador do carro está carregando a bateria corretamente. Se não tiver, leve ao local onde você comprou a bateria só para verificar se está de acordo. Nem sempre o fato dela funcionar agora quer dizer que está tudo bem. Se o sistema de carga estiver falhando pode ser que ela deixe de funcionar em breve.
Só depois de conectar e apertar bem os conectores você pode ligar o carro.
O ideal é que a carga esteja entre 13.8 a 14.2 volts. A bateria deve ter entre 12.4 e 12.8 volts com o carro desligado, sem nenhum acessório como faróis ou rádio ligado.
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