Usando aplicativo ou site é possivel fazer a transferência sem despachante e sem ir ao posto do DETRAN. Por Marcos Camargo Jr
Desde meados de março boa parte dos DETRANs pelo Brasil estão fechados para atendimento ao público. Em São Paulo, tanto o atendimento central na região da Armênia quanto as unidades do Poupatempo estão fechadas. Mas como então fazer a transferência de veículos de forma digital?
Vale lembrar que essa maneira de transferir é bem recente sendo lançada no início de junho de 2020. No entanto também vale lembrar que todos os prazos de emissão e renovação de CNH, prazos de recursos e multas entre outros estão suspensos desde 19 de fevereiro e só serão retomados quando o atendimento voltar ao normal.
Mas como então transferir o documento do carro nesta época da pandemia? Isso é possível?
Sim. O processo e documentação necessários são os mesmos porém a entrega dos mesmos é feita pelo site do DETRAN ou pelo aplicativo.
O que é preciso fazer?
Para transferir é preciso ter o Documento Único de transferência (DUT) assinado, datado e com firma reconhecida em cartório que está funcionando normalmente. Além dele será preciso o laudo de transferência ou laudo cautelar emitido por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) em atendimento domiciliar, cópia da CNH e comprovante de endereço.
De posse dos documentos no site do DETRAN é possível fazer o upload dos mesmos na seção Serviços Online mediante ingresso de login e senha. Os documentos podem ser enviados por meio de imagem também no aplicativo do DETRAN.
Depois do upload o requerente irá pagar a taxa de licenciamento cobrada no banco e deverá aguardar a disponibilização do novo documento de propriedade, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de forma totalmente digital para imprimir o documento em casa ou tê-lo disponível no aplicativo.
Vale lembrar que o documento digital está disponível desde dezembro de 2019. O CRLV está disponível digitalmente e pode ser impresso em equipamento comum preto e branco, em casa mesmo.
O emplacamento no DETRAN está suspenso mas há empresas credenciadas aptas a emitir e instalar uma nova placa no padrão Mercosul.