Royal Enfield Shotgun 650: vale a pena? Veja motor, consumo, preço e detalhes

Bobber tem motor 650 e visual retrô típico da marca. Por Marcos Camargo Jr

A Royal Enfield ampliou sua linha no Brasil com a chegada da Shotgun 650 2025, modelo que se posiciona entre a Super Meteor e as clássicas da marca. Com estilo bobber e foco em conforto e esportividade, a Shotgun é uma opção para quem procura uma moto retrô de média cilindrada com preço competitivo.

Royal Enfield Shotgun 650 x Super Meteor 650

Embora compartilhe a mesma base e o mesmo motor da Super Meteor 650, a Shotgun traz diferenças importantes.

A Meteor mantém o estilo custom, com posição de pilotagem baixa e pedais avançados. Já a Shotgun aposta em linhas mais modernas e posição de pilotagem mais ereta, com pedais centralizados, aproximando-se de modelos roadster.

Na prática, a Shotgun 650 chega para estratificar a linha retrô da Royal Enfield, que já conta com a Classic 350, Meteor 350, Himalayan 450 e a Continental GT 650.

Motor e desempenho da Shotgun 650

A mecânica é a mesma da Super Meteor. A Shotgun utiliza o motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, com 47 cv de potência e 5,3 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio de seis marchas.

O desempenho é linear e o ronco do motor 650cc se destaca na pilotagem. Mesmo com seus 240 kg em ordem de marcha, a Shotgun é equilibrada e ágil para o uso urbano.

Suspensão, freios e dimensões

A Shotgun 650 tem:

  • Rodas de 18 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira
  • Freios a disco (320 mm na dianteira e 300 mm na traseira), ambos com ABS de série
  • Suspensão dianteira com garfo invertido de 120 mm de curso
  • Suspensão traseira com ajuste de pré-carga e 90 mm de curso

Em dimensões, são 2,22 m de comprimento, 82 cm de largura, 1,46 m de entre-eixos e assento a 79,5 cm do solo, garantindo posição de pilotagem confortável.

Tecnologia e equipamentos

Entre os equipamentos de série, a Royal Enfield Shotgun 650 oferece:

  • Painel analógico com mostrador digital integrado (trip, combustível, relógio)
  • Display colorido TFT com Tripper Navigation conectado ao smartphone
  • Conjunto óptico full LED (farol, lanterna e piscas)
  • Retrovisores bem posicionados, com pouca vibração

Impressões ao pilotar

Na pista e na cidade, a Shotgun mostra diferenças claras em relação à Super Meteor. A posição é mais neutra e firme, sem a ergonomia típica das customs. Os pedais centralizados favorecem a pilotagem, enquanto o câmbio de dupla embreagem tem trocas suaves sem “segurar” marchas.

O isolamento acústico é bom e a moto transmite segurança em curvas, mesmo com altura maior. No uso urbano, passa com facilidade entre os carros e não transmite sensação de peso excessivo.

O único ponto de atenção é o painel digital pequeno, de difícil leitura sob sol forte, chuva ou à noite.

Preço da Royal Enfield Shotgun 650 no Brasil

A Shotgun 650 chega com preço entre R$ 33 mil e R$ 35 mil, dependendo da cor e configuração.

Consumo da Royal Enfield Shotgun 650

A marca não divulga consumo oficial no Brasil, mas estimativas indicam que a média deve ficar entre 20 km/l e 25 km/l, variando conforme o estilo de pilotagem.

Vale a pena comprar a Shotgun 650?

A Royal Enfield Shotgun 650 se destaca pelo design diferenciado, posição de pilotagem confortável e desempenho adequado para uso diário e estradas. É uma opção mais esportiva em relação à Super Meteor e mantém a proposta retrô da marca, agora com um toque moderno.

Com preço competitivo, acabamento de qualidade e mecânica robusta, é uma das motos de melhor custo-benefício no segmento retrô de média cilindrada no Brasil.