Chevrolet lança primeiro SUV elétrico compacto no país: Spark EUV

Novidade tem como alvos o Dolphin GS e Ora 03 Skin. Por Marcos Camargo Jr

A General Motors apresentou em Brasília/DF o Spark EUV, seu novo SUV elétrico compacto com preço de R$ 159,9 mil. Produzido na China pela Baojun, o modelo marca o início de uma nova fase da GM no Brasil, ao lado do Captiva EV, previsto ainda para este ano. O movimento começou há pouco mais de um ano quando a Chevrolet lançou o Blazer EV e depois o Equinox também elétrico mas já teve carros como o Bolt e o Bolt EUV há poucos anos. 

Chevrolet Spark EUV 2026

O lançamento ocorreu na capital federal, escolhida por concentrar 10,5% das vendas de veículos elétricos do país. Agora, o Spark EUV passa a ser comercializado em 138 concessionárias Chevrolet, dentro de uma rede de mais de 600 distribuidores espalhados pelo Brasil.

“Dolphin e Mini Dolphin aceleraram esse mercado, e agora introduzimos o Spark em um dos segmentos de maior expansão no Brasil, o dos SUVs.”, disse Paula Saiani, diretora de Marketing da GM.

Design e dimensões

O Spark EUV aposta em um visual SUV de linhas quadradas, com aspecto “boxy” e logo escurecido da GM. Embora compacto, oferece boa sensação de espaço interno.

Com perfil diminuto, o Spark segue a mesma linhas do modelo chinês apenas com o logotipo da GM sendo comercializado em outros países da América Latina e no Oriente Médio por exemplo. Dados técnicos das dimensões:

• Comprimento: 4,00 m

• Entre-eixos: 2,56 m

• Largura: 1,76 m

• Altura: 1,72 m

• Porta-malas: 355 litros, ampliáveis para 916 litros com bancos rebatidos

• Porta-objetos adicional: 35 litros no compartimento dianteiro

Equipamentos de série

O modelo chega bem equipado para o segmento, incluindo: Três modos de conduçãoChave presencial Smart Welcome, Câmera 360°Pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e alerta de frenagem de emergência, Banco do motorista com ajuste elétricoAr-condicionado digital e Rodas de 16 polegadas

Motor e desempenho

O Spark EUV utiliza motor elétrico de 101 cv e 18,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 s e velocidade máxima de 150 km/h.

A bateria de 42 kWh (lítio ferro fosfato) garante:

258 km de autonomia pelo Inmetro

299 km pelo ciclo WLTP

• Recarga rápida em corrente contínua de até 50 kW, permitindo carga completa em menos de 1 hora.

Segundo a GM, 85% dos compradores devem usar o veículo no ambiente urbano e 45% o terão como único carro da família.

Experiência ao volante

Durante os primeiros testes em Brasília, o Spark EUV mostrou-se ágil na cidade, com torque imediato, direção leve e suspensão mais firme que a média de modelos chineses, transmitindo segurança.

O espaço interno é bem aproveitado, e o acabamento surpreende: revestimentos em couro inclusive nas portas traseiras, luzes internas em LED e apoios de mão para passageiros. Ainda assim, há pontos a melhorar, como o único conector USB-A, ausência de console central com porta-objetos e a falta de teto solar.

Produção e engenharia

Antes do lançamento, o modelo rodou 150 mil km em testes. Embora desenvolvido pela Baojun, recebeu aprimoramentos de engenharia brasileira.

No evento, o CEO da GM América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que o Spark será montado em regime SKD na unidade da Comexport em Horizonte (CE). O executivo também confirmou que futuros modelos, como o Captiva EV e até versões híbridas, podem ser produzidos na mesma fábrica.

Cores e versões

O Spark EUV será oferecido em seis cores: Azul Atlântico, Azul Nil (mais escuro), Amarelo Canário, Preto Rio Negro, Cinza Redentor e Branco Cupuaçu.