S10 lidera ranking de manutenção barata e também entre as mais vendidas no segmento das usadas. Por Marcos Camargo Jr

O mercado de picapes usadas no Brasil oferece opções para todos os bolsos mesmo considerando os elevados preços dos nossos veículos. Enquanto 1 milhão de veículos usados foram vendidos em julho de 2025 pouco mais de 25% desse total são de picapes médias a diesel. Mas qual delas é mais fácil de vender considerando o segmento médio?

Chevrolet S10 lidera segmento
A S10 tem longa vida no mercado nacional e é reconhecida pela durabilidade e baixa manutenção.

Especialmente nos últimos anos o motor 2.8 turbodiesel na faixa dos 200cv (iniciou com 170cv em 2012) tem custo baixo de lubrificação, filtros, consumo adequado e isso amplia o alcance da GM neste segmento. Há boas opções nesta faixa pois o motor tem sido usado com poucas mudanças ao longo dos últimos 13 anos.

Hilux é segunda entre as usadas e a mais robusta
Considerando as picapes médias com motor diesel e quase sempre com tração 4×4, a Hilux é a segunda mais vendida com 15.567 unidades comercializadas em junho de 2025.

A Hilux passou a usar o atual motor 2.8 turbodiesel (1GD-FTV) no Brasil em 2016, com a chegada da oitava geração da picape. Esse motor substituiu o antigo 3.0 turbodiesel (1KD-FTV) e representou uma evolução em desempenho, eficiência e tecnologia. Antes ele tinha 177cv mas hoje já tem 204cv. É considerado robusto embora já um pouco ruidoso se comparado com as rivais.

Ford Ranger vem em terceiro
A Ford já usou vários motores da Ranger e pela variedade de modelos ela é a terceira utilitária usada mais vendida do país. Foram 8.569 unidades vendidas em junho no país.

A Ford Ranger teve uma variedade de motores nos últimos 10 anos no Brasil, abrangendo versões flex, diesel e mais recentemente, turbodiesel biturbo e V6. O motor 2.5 Duratec flex de 173cv foi comum na Ranger até 2028 e era considerado robusto e confiável mas são versões desvalorizadas em função de não se tratar de motor diesel. Depois a partir de 2019 a Ford trocou pelo motor Duratorq 2.2 turbo de 160cv mas durou pouco (até 2020). Entre as usadas o motor 3.2 Durarotorq de 200cv é elogiado e foi usado nos modelos topo de linha de 2013 a 2022 mas sua manutenção é considerada alta com peças de elevado valor de aquisição.
Mitsubishi L200
A quarta colocada no ranking somou 5.729 unidades comercializadas em julho. Também é uma picape reconhecida pela robustez em que pese a perda de volume de vendas da Mitsubishi nos últimos anos.

O motor 2.4 turbodiesel da Mitsubishi L200 é conhecido como 2.4 DI-D MIVEC e passou a equipar a picape no Brasil a partir de 2016 com 190cv e 43,9kgfm de torque. É um motor de alumínio elogiado pela robustez mas de funcionamento áspero e as peças são mais caras que as demais marcas.
confira as picapes médias usadas mais vendidas em junho de 2025
CHEVROLET S10 16.769
TOYOTA HILUX 15.567
FORD RANGER 8.569
MITSUBISHI L200 5.729
VW AMAROK 5.044
NISSAN FRONTIER 3.936
COMERCIAIS LEVES USADOS MAIS VENDIDOS: ranking geral junho de 2025
1º FIAT STRADA 34.824
2º VW SAVEIRO 21.072
3º CHEVROLET S10 16.769
4º TOYOTA HILUX 15.567
5º FIAT TORO 14.921
6º FORD RANGER 8.569
7º CHEVROLET MONTANA 8.330
8º FIAT FIORINO 6.690
9º MITSUBISHI L200 5.729
10º VW AMAROK 5.044
11º NISSAN FRONTIER 3.936
12º VW KOMBI 3.330
13º RENAULT MASTER 2.864
14º RENAULT OROCH 2.529
15º FIAT DUCATO 1.557