Solução usa maior nível de manganês que é de fácil obtenção e melhora manutenção dos elétricos

A eletrificação passa por melhorias nos sistemas de carga rápida e também eficiência das baterias. Os carros elétricos usam soluções muito diferentes entre si. As baterias combinam minerais como lítio ferro fosfato, íons de lítio (Li-ion), como NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) e NCA (Níquel-Cobalto-Alumínio. A General Motors está desenvolvendo uma tecnologia que promete ser mais eficiente, barata e de fácil manutenção: as chamadas LMR.

Essa nova geração de baterias LMR foi apresentada ao jornalista Marcos Camargo Jr, editor do AutoShow, durante uma conferência de imprensa em Detroit, Estados Unidos,no centro de Tecnologia da empresa. Mas o que são as baterias LMR?

Desenvolvida com a LG Energy Solution e Samsung, a bateria LMR usa lítio com alto teor de manganês substituindo o cobalto que é caro e de difícil extração. As baterias de hoje usam 85% de níquel o que encarece o custo. Mas com o processo de enriquecimento de manganês, a eficiência é mais alta. A GM pretende usar essa bateria em modelos mais acessíveis deixando as de níquel manganês e cobalto para modelos premium.

As baterias LMR também usam células prismáticas que são de fácil montagem. Ao todo a bateria LMR é 33% mais densa em energia.

Com a montagem em lâminas aplicadas em módulos que permitem uma manutenção simples, a rescisão de peças nos módulos chega a 75% e os elementos do sistema de bateria como um todo são 50% mais baratos de se produzir.

Quando chegam ao mercado?
As baterias LMR da General Motors estão desenvolvidas mas chegarão ao mercado apenas em 2028. A GM está desenvolvendo ao máximo sua cadeia de fornecedores para una alta escala e irá escalar a linha de produção a partir do final do ano que vem.