Segmento atrai novos adeptos das duas rodas a cada ano: veja as principais novidades. Por Marcos Camargo Jr
O mercado de scooter no Brasil vem crescendo há muito tempo. Boa parte destes compradores são novatos no mercado das duas rodas e deixam o automóvel (e o trânsito) em prol da economia de tempo e de dinheiro. As scooters e cubs, conhecidas também por “motonetas” já representam 32% das vendas no país. E só neste ano vários modelos foram renovados ou lançados por aqui.
Veja aqui os principais modelos desse segmento e também as principais mudanças
Honda Elite 125: a scooter mais barata da Honda estreou uma nova geração pois até a ciclística foi alterada. Há novos faróis e um novo escudo com luzes de posição e faróis em LED, mais espaço sob os bancos e assoalho plano, novo ponto de abastecimento atrás do assento e novas lanternas bem como motor revisto. Agora o motor tem 123,9cm3 com comando simples no cabeçote e duas válvulas com 8,2cv que é menos potente que o anterior porém a potência chega mais cedo no novo motor a 6.250rpm. O torque é de 1,05kgfm que chega a 5.000rpm melhora do a eficiência a bordo com consumo de 49,9km/l e velocidade máxima de 89km/h. O preço também subiu: R$ 12,9 mil
Honda ADV: a scooter de perfil aventureiro da Honda também vai mudar em breve conforme anúncio feito nesta semana aos concessionários. Há um novo visual com novos faróis, motorização com 160cc além de controle de tração HSTC e entrada USB-C. As imagens e informações no entanto serão divulgadas somente no lançamento que será em dezembro.
Yamaha NMax: a scooter compacta teve visual renovado. Ela ganha conjunto ótico em LED mais integrado na dianteira e na traseira a luz de freio está separada do conjunto. Há um novo desenho para a bolha, painel LCD com novo formato e conexão Bluetooth para alguns avisos (revisão, bateria e nível de óleo) e função ECO e indicador de VVA.
Em prol da praticidade a NMax ganha tomada USB-C. Na parte mecânica o motor de 160cc é o mesmo com seus 15,1cv e 1,4 kgfm de torque com câmbio automático do tipo CVT também sem mudanças. O preço é R$ 21.790,00.
Yamaha XMax: já o scooter de 300cc ganha novo estilo mais esportivo com novo assento com espaços para dois capacetes, bolha com ajuste manual, e o para-lama dianteiro ganhou novo design. A posição das setas também mudou, agora ficam na parte superior, próximo à bolha além da iluminação FULL LED. O painel TFT digital agora traz conectividade com celular e funciona com o aplicativo da Yamaha e também traz indicador modo Eco. O conjunto mecânico da XMax não mudou: o motor de 250cc desenvolve 22,8cv a 7.000 rpm e 2,5 kgfm de torque a 5.500 rpm alimentado por gasolina. O preço agora é de R$ 34.990,00
Shineray Urban 150: a fabricante chinesa com sede em Pernambuco lançou há pouco tempo a Urban 150 tem visual cheio de vincos e motor de 149cm3 capaz de gerar 12,9cv e 1,3kgfm de torque combinado com câmbio CVT automático. Entre os itens de série estão os freios a disco com ABS duplo, painel digital com espelhamento de celulares, faróis em LED e chave presencial por R$ 16.290.