Dicas para cuidar do câmbio automático no seu carro

Venda de carros sem embreagem já superou 60% de participação mas é preciso fazer manutenção para o câmbio durar muito mais tempo. Por Redação

Em 2024  a participação dos carros automáticos no total de veículos vendidos no país chegou a 62,3%. Sem pedal de embreagem e com manutenção de longo prazo, o brasileiro aprendeu a dirigir o carro automático e vem aderindo ao conjunto de transmissão que dispensa a embreagem. Por aqui o câmbio automático chegou no começo dos anos 1970 com o Ford Galaxie, depois com o Opala, Santana, Monza e tantos outros mas nunca foi popular. Sua adesão só cresceu de dez anos para cá a partir dos importados.

Hoje a manutenção é feita somente com troca de óleo com longos intervalos e devido ao avanço dos tipos de transmissão automática o consumo de combustível é só um pouco mais elevado que nos carros com câmbio manual. 

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No entanto, para usar o câmbio automático evitando quebras prematuras é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Veja quais são:  

  1. Troca de óleo ou fluido de transmissão. Muitos donos de carro não fazem ideia de que é preciso trocar de tempos em tempos o fluido da transmissão. Os intervalos de trocas são muito mais longos do que do óleo que lubrifica o motor do veículo. No entanto esse intervalo estimado em 60 a 80 mil quilômetros pode ser menor em alguns modelos. O ideal é consultar o manual do carro ou a internet para saber o intervalo de troca. O custo é bem mais elevado, cerca de R$ 1.200 a R$ 1.500 porém se o dono atual do carro não sabe quando foi trocado o fluido pela última vez é especialmente recomendada a troca
  1. Dirija com suavidade. O carro com câmbio automático deve ter uma elevação mais progressiva nas marchas. Evite dirigir um carro automático de forma agressiva e levando ou reduzindo as marchas continuamente. O segredo para a durabilidade do conjunto é dirigir com tranquilidade. 
  1. Evite trancos ao parar o carro. Esse é o erro mais comum. Muitos motoristas que tem carro com câmbio automático deixam o veículo reduzir bastante a velocidade e acionam a alavanca para a posição “P”. O ideal é parar o carro completamente para só então acionar o P. Se o carro estiver em movimento haverá um desgaste prematuro do conjunto
  1. Esqueça o “N” (neutro). Diferente do que dizem algumas lendas urbanas não há a menor necessidade de levar alavanca para a posição neutra ao parar em um semáforo por exemplo. Fazer esta mudança na verdade prejudica a durabilidade do câmbio que já foi projetado para ficar a maior parte do tempo em “D” (drive ou dirigir) 
  1. Ao estacionar siga essa regra: com um carro automático ao fazer a manobra de estacionamento é indicado levar alavanca para a posição N para então acionar o freio de estacionamento seja ele por botão ou por alavanca tradicional. Só então acione a alavanca para a posição P evitando que o peso do veículo seja transferido para o travamento no câmbio. 

Ficar atento ao uso do câmbio e possíveis sinais de desgaste é outro ponto importante. A durabilidade do câmbio automático pode ser superior à própria motorização do veículo. No entanto o motorista deve ficar atento a qualquer sinal de desgaste como trancos, barulhos e demora ao elevar ou reduzir determinada marcha. Com estas dicas, é possível prolongar a durabilidade da transmissão automática e aproveitar o conforto que esse tipo de câmbio traz para o dia a dia do veículo.