SUV tem autonomia de 402km no ciclo PBEV do Inmetro. Por Marcos Camargo Jr
A Kia lancou o SUV médio EV5 que será o primeiro modelo elétrico da marca sul coreana. Em versão única e com uso de 10 materiais diferentes reciclados, o SUV inaugura uma nova linguagem visual do carro adotada pelos modelos elétricos. O carro virá em pequenos lotes de 20 unidades mensais e será vendido em 22 das 68 concessionárias da Kia.
O visual limpo e “quadrado” é seguido por produtos como o recém lançado Kia EV9, considerado carro do ano nos Estados Unidos.
O Kia EV5 tem motor elétrico de 217cv e 31,6kgfm de torque com autonomia de 402 km, de acordo com o INMETRO, e de 550 km, segundo o ciclo europeu WLTP, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de 88,16 kWh de energia.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita en em 8,9 segundos e controle por quatro níveis de regeneração. A recarga do EV5 em potência máxima permite entrada de 360 kW, a bateria pode ser carregada até 80% em 27 minutos. Já em corrente alternada (AC) de 11 kW, o tempo de recarga é de aproximadamente 8h10.
Entre os itens de série o Kia EV5 conta com controle de modos de condução, 29 polegadas de telas, ar condicionado dual zone (com cluster adicional de 5,3”), freios a disco nas quatro rodas, carregador de celular sem fio, direção elétrica e uma transmissão com sistema de engrenagem de redução.
Na ficha técnica o EV5 é feito sobre a plataforma N3 e mede 4.615 mm de comprimento, 1.875 mm de largura e 1.715 mm de altura, com um entre-eixos de 2.750 mm, além de porta malas de 513 litros ou até 1.718 litros com os bancos traseiros rebatidos e porta objetos dianteiro de 67 litros. O peso é de 2.141kg. Ao vivo tem o porte de um Audi Q5 ou Volvo Xc60.
Entre os itens de segurança o EV5 vem com 7 airbags de série, câmera 360°, pacote com controle de Cruzeiro adaptativo, como alerta de fadiga, assistente de permanência na faixa, assistente de farol alto, desvio de trajetória, prevenção de colisão frontal, entre outros recursos.
A Kia mira competidores do mercado premium como Volvo Xc40 e BMW iX1 XDrive e promete maior espaço interno e maior autonomia (incluindo o P8 do Volvo, que tem mais bateria) que a concorrência.
No Brasil, o EV5 será vendido em versão única por R$ 399,9 mil com uma garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e 8 anos ou 160 mil km para a bateria. Na compra do veículos a Kia oferece um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW WEG e as três primeiras revisões gratuitas na rede de concessionários.