Carro mostrado na Itália em breve estará no Brasil. Por Marcos Camargo Jr
O Grande Panda foi apresentado à imprensa na Europa nos últimos dias e a Fiat se apressou em dizer que esse novo carro é um produto global. Feito sobre a plataforma Smart, evolução da CMP, que será implantada em Betim, o Panda indica os próximos caminhos que a Stellantis irá tomar para usar esse projeto por aqui.
Na Europa o Panda irá suceder o o modelo homônimo que visualmente é bem parecido com o nosso Uno, já fora de linha há dois anos. Na Europa será o primeiro elétrico acessível da Fiat, em torno de 20 mil euros e também deverá ter motor 1.2 Puretech. A Fiat sempre teve modelos citadinos acessíveis e o mesmo irá acontecer por aqui a partir desse projeto.
O Fiat Grande Panda tem 3,99m de comprimento, exatamente o mesmo do Argo e o novo padrão de carros urbanos nessa plataforma em sua variação mais curta. A largura é de 1,76m com 1,57m de altura e 361 litros de porta malas. E essa plataforma Smart é modular o que permite fazer outros modelos maiores conforme a demanda.
Por dentro o painel mescla elementos vintage em dois ovais que parecem de bom gosto com cluster digital de 10” e multimídia de 10,2”. A inspiração das linhas vem do circuito de Lingotto, na Itália. Com isso, notamos uma mudança radical de desenho interno para os carros da linha Fiat.
Inicialmente o Grande Panda será elétrico com motor de 113cv e rendimento de 320km com seus 44kwh de baterias, especificação semelhante à do e-C3. Certamente terá sistema de recarregamento de 100kw para recargas de 20 a 80% em 26 minutos.
Certamente no Brasil terá motor a gasolina ou flex usando em cada país a especificação disponível. Isso quer dizer que ele pode usar um motor 1.0 Firefly ou T200 1.0 turbo ambos já aplicados a esta plataforma.
Plataforma Smart “abrirá o caminho”
Ao utilizar a plataforma Smart, o Grande Panda certamente irá influenciar muitas novidades da Fiat no Brasil. Aliás, essa plataforma modular irá dar origem aos carros que irão suceder a linha atual do Pulse e Fastback e do próprio Argo. Aliás, o Jeep Avenger também usa essa mesma plataforma e ao que tudo indica será o primeiro “Smart” feito em Betim. Os Fiat virão na sequência.
Com motor elétrico, a Fiat poderá vender aqui seus modelos eletrificados com a base Smart. Vamos acompanhar os próximos capítulos dessa história que ajudará a a renovar o portfólio Jeep e Fiat no Brasil.
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