Dados da B3 mostram que motos puxaram índice para cima. Por Redação AutoShow
Enquanto o mercado de carros novos se recupera após a pandemia mais dados a respeito do financiamento mostram a recuperação do setor. Dados da B3 usando o Sistema Nacional de Gravames (SNG) consolidam que 5,9 milhões de veículos foram financiados no Brasil em 2023.
Os números de mercado representam crescimento nominal de 10% sendo que no segmento de automóveis de passeio o crescimento foi de 7,6%. No segmento de motocicletas a expansão foi notável com 20,9% enquanto no segmento de pesados o recuo foi de 0,2%.
“O crescimento de 10% em 2023 mostra uma recuperação do mercado de financiamento de veículos após a queda registrada em 2022. Além da medida provisória do governo de incentivo ao setor automotivo, a ampliação da oferta de crédito, com os índices de inadimplência sob controle, e a redução das taxas de juros desempenharam papéis preponderantes nessa retomada”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Os dedos da B3 reproduzem o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que é a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.