Comprar um carro requer uma série de atenção em diversos aspectos. Embora primordialmente a gente deva se preocupar com os detalhes que nos agradam e com os atributos que desejamos ter em nosso veículo, é impossível deixar de pensar no valor da revenda. Enquanto alguns modelos praticamente não se depreciam com o passar do tempo, outros nos fazem perder muito do valor que investimos mesmo que a gente cuide muito bem deles. Quer descobrir quais são os modelos mais fácies e mais difíceis de vender do mercado? Confira no texto a seguir:
Mais fáceis de vender
Volkswagen Gol
Isso não é novidade pra ninguém. O Gol, desde que foi lançado, é campeão de vendas e revendas. Além de popular e confiável, conta com a tradição da marca Volkswagen. Está no mercado desde 1980 e o consumidor costuma comprar sem medo, mesmo quando usado.
Fiat Uno
Conquistou forte espaço no mercado por se mostrar um carro confiável e com boa durabilidade. O preço um pouco abaixo na concorrência também é um fator relevante. Quem usa o carro para trabalhar, aposta no modelo, pois o custo de manutenção é baixo e ele não é tão visado para roubos.
Fiat Palio
A manutenção também é barata, parecida com a do Uno, mas ganha pontos a mais no quesito design. Quando comparado ao gol, tem mais opcionais e, com o tempo, foi ganhando alguns itens, como ar e direção hidráulica. É o favorito de muitos motoristas.
Chevrolet Corsa
Também é um carro com manutenção fácil e baixo custo. Apesar de não ter inovado muito nos últimos anos, tem espaço garantido no mercado de revendas, pelo preço atraente e por estar no mercado há muitos anos. É fácil também achar peças do modelo.
Chevrolet Celta
A mecânica é basicamente igual ao Corsa, porém chega a ser um pouco mais barata. Embora tenha perdido um pouco de mercado, é um carro que dá poucos problemas e muitas pessoas gostam do design diferente.
Mais difíceis de vender:
Chevrolet Classic
Apesar de ser um bom carro, não costuma revender bem. Existe um número grande de sedans na mesma faixa de preço, porém mais completos e até mais potentes. Além disso, o risco de que ele saia de linha faz com que muitos fujam de adquiri-lo.
Jac J3
Desvalorização monstruosa, dificuldade de encontrar peças de reposição, rede de autorizadas muito tímida e, como se não bastasse, é de uma marca chinesa! Precisa de mais motivos para ele encalhar na revenda?
Fiat Linea
Perto dos principais concorrentes, é um modelo desinteressante: dificuldade em achar peças, manutenção cara e design pouco atraente são os pontos levantados para certa insatisfação. Encalha facilmente.
Peugeot 207
Já foi um carro bem-visto no mercado, mas o fato é que agora não vende muito bem. É caro e tem uma das maiores desvalorizações do mercado. Além disso, o risco iminente de sair de linha coloca medo em possíveis compradores.
Volkswagen Polo
Apesar de ser um bom carro, seu preço reduz muito as possibilidades de revenda. É um modelo defasado em relação ao europeu e cada vez mais sem graça em comparação aos lançamentos do seu segmento.
Esses são os modelos mais fáceis e difíceis de revender. Observe bem antes de fechar negócio: uma escolha errada pode significar um prejuízo de milhares de reais em pouco tempo. Escolha com inteligência!