Modelo terá base desenvolvida pela Peugeot e Citroën: vendas começam na Europa em novembro. Por Marcos Camargo Jr.
O Jeep Renegade é um modelo icônico que faz sucesso em muitos países incluindo o Brasil. Mas o processo da eletrificação deverá transformar carros de sucesso movidos a gasolina ou etanol e modelos 100% elétricos. Indo nesta direção o Jeep Renegade elétrico que receberá o nome de Avenger foi apresentado no Salão de Paris.
Antes de explicar quando ele chegará ao Brasil vale a pena saber: esse carro tem base dos carros da Peugeot e Citroën, é menor e mais baixo que a geração atual mas mantém o estilo dos carros da Jeep.
O Avenger mostrado em Paris é um crossover compacto fabricado sob a plataforma STLA (siga para Stellantis’s STLA Small platform, uma evolução da CMP plataforma usada no Peugeot e-2008 e Vauxhall Mokka. Também o Peugeot 2008, 208 e até mesmo o novo Citroën C3 usam essa mesma plataforma.
O Jeep Avenger tem motor 100% elétrico com 156 cv e 26,5 kgfm com autonomia próxima dos 400km mas se for usado na cidade chega a ter 540km de autonomia. Esse conjunto de 17 módulos e 102 células pode ser carregado de 20 a 80% de capacidade em 24 minutos nos sistemas de carga de alta velocidade com 100kW.
Mais baixo e mais curto do que o Renegade atual o Avenger tem mesmo o porte do e-2008 da Peugeot: 4,08m de comprimento. Conta com porta malas de 480 litros e um espaço de porta objetos dianteiro.
O visual mostra evoluções em relação ao Renegade e a linha Jeep atual incorporando o logo das sete barras com um conjunto mais uniforme e “limpo”, caixas de rodas e reforços de para-choque preto, teto mais baixo e um interior mais fluido.
Justamente na parte interna há mais elementos “Peugeot” como o acabamento plástico com o mesmo toque dos produtos da marca francesa. Dividido em duas partes,no painel tem um largo aplique central que concentra as saídas de ar. Tem displays de 7 e 10,2” polegadas onde une multimídia e também os instrumentos do carro.
Edição de lançamento
Em novembro a Jeep vai iniciar a pré-venda de edição de lançamento do Avenger. Ela terá exclusiva tração 4×4 embora a marca não tenha revelado nenhum dado técnico a respeito do conjunto.
O novo carro trará na versão off road rodas aro 18 e o sistema 4×4 Concept. Terá seis modos de condução (normal, Eco, Sport, Snow, mud e Sand) além de controle de descida, 20cm de altura do solo e 20 graus de ângulo de entrada e 32 de saída, faróis em Led, vidros escurecidos, pintura em dois tons, câmeras dianteiras e traseiras e aquecimento de retrovisores.
A Jeep deve equipar o Avenger com um segundo motor no eixo traseiro mas não revelou ainda mais dados técnicos sobre a novidade.
Esse carro certamente será lançado no Brasil mas não há uma data certa para isso acontecer. Executivos da Stellantis dizem que o carro sequer foi enviado ao Brasil para testes antes mesmo de ser cogitado seu lançamento. No entanto, carro elétrico é uma tendência e o Renegade deixará de ter motor a combustão um dia. Ele terá pré venda aberta em novembro na Europa e só chegará aos Estados Unidos em 2024. Isso quer dizer que para nós ele seria lançado apenas depois disso.
Se você procura um Renegade usado não deixe de visitar o Feirão AUTOSHOW que acontece todos os domingos em São Paulo e no ABC paulista das 7h às 13h.
Procura um Jeep Renegade? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC