Mercado brasileiro recebeu novos SUVs, pick-ups, hatchbacks e sedãs. Por Felipe Salomão
Hoje é o último dia do ano de 2021. Portanto, o Auto Show, onde você pode vender e comprar carros com segurança e de procedência todo o domingo, fez uma retrospectiva das principais novidades que chegaram ao longo dos últimos doze meses.
Nissan Kicks
A Nissan lançou o novo Kicks no começo do ano. O crossover compacto ganhou o padrão de design Double V-Motion com detalhes cromados e em black piano. Já os faróis receberam função diurna e LEDs. Na traseira, as lanternas estão unidas por um filete que também reforça a tampa do porta-malas. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com desenho diferenciado. Em termos de conectividade o SUV compacto conta com uma nova multimídia de 8 polegadas, mas o Android Auto e Apple CarPlay devem ser conectados via cabo.
Apesar de ter algumas mudanças visuais e de conectividade, a marca preferiu manter o motor de 1.6 litro aspirado, que entrega 114 cv com 15,5 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou automática do tipo CVT. O Nissan Kicks é vendido nas versões: 1.6 Sense MT, 1.6 Sense CVT, 1.6 Advance CVT, 1.6 Adavance CVT+Pack Plus, 1.6 Exclusive CVT e 1.6 Exclusive CVT+Pack Tech. Os preços ficam entre R$ 103.190 e R$ 135.790.
Volkswagen Taos
Também no começo do ano a Volkswagen apresentou o Taos, que chegou para concorrer com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O modelo traz a nova identidade visual da marca alemã. Por isso, a dianteira tem capô com vincos acentuados e uma grade com desenho de um “X” com acabamentos em preto brilhante, plástico em formato de colmeia e luzes em LED, que repetem o formato do conjunto ótico em uma composição bem atual. A traseira conta com a coluna C mais larga como esperado, e o conjunto ótico, que é em LED, tem linhas mais simples, que lembram o Tiguan. Por dentro o crossover médio traz o Active Info Display com cluster de alta resolução e a multimídia é a VolksPlay de 10 polegadas com espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O utilitário esportivo ainda conta com teto solar panorâmico e ar-condicionado dual zone.
O motor que equipa o Taos é o 1.4 litro TSI turbo, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas. Além disso, é oferecido nas versões Comfortline 250 TSI (R$168.490) e Highline 250 TSI (R$ 197.590). Mesmo com boa aceitação no mercado a Volkswagen enfrenta problemas de falta de peças para produzir o Taos que não chega a emplacar 1.000 unidades mensais e tem filas de espera de até cinco meses.
Toyota Corolla Cross
A Toyota lançou o Corolla Cross em março deste ano. O crossover médico é um dos principais rivais do Jeep Compass e do Volkswagen Taos. O utilitário esportivo, que utiliza a mesma plataforma TNGA do sedã, tem faróis afilados nas extremidades, ampla grade dianteira e capô com duplo vinco. A traseira tem faróis que sobrepõem a tampa do porta-malas e as rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas a depender da versão. Já o interior recebeu a central multimídia Toyota Play de 8 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
O SUV vem equipado com motor 2.0L Dynamic Force flex, que entrega 177 cv a 6.600 rpm com etanol e 169 cv, a 6.600rpm, com gasolina. O torque máximo com os dois combustíveis é de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm. A transmissão é Direct Shift de 10 velocidades. O Toyota Corolla Cross também conta com uma configuração híbrida que combina três motores, dois elétricos e um a combustão. O propulsor a combustão é o conhecido 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv a 5.200rpm com etanol e 98 cv a 5.200 rpm com gasolina. O torque é de 14,5 kgfm a 3.600 rpm para os dois combustíveis. Já os trens de forças elétricos somam 72 cv e 16,6 kgfm de torque.
A Toyota vende o crossover nas versões: XR, XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid. Os preços variam entre R$ 158.690 e R$ 204.329. E foi um sucesso uma vez que o modelo emplaca em média 4.000 unidades por mês posicionando a Toyota como vice-líder do segmento de crossovers médios.
Fiat Toro
A Fiat Toro foi re-lançada em abril deste ano. A pick-up ganhou mudanças visuais e, também, um novo motor turboflex de 185cv. As principais mudanças visuais foram na parte dianteira, que recebeu uma nova grade frontal, nova logomarca da empresa, novo formato dos faróis, que passam a ser full-LED, capô com um novo vinco, novos nichos para os faróis de neblina e rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo. A traseira não teve alterações profundas. Já o interior do modelo ganhou um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma central multimídia com tela de 10,1 polegadas posicionada na vertical, assim como na RAM 1500. A pick-up também tem centrais multimídia com tela de 7 ou 8,4 polegadas para versões mais acessíveis.
Além do visual e das novas tecnologias, a Fiat Toro recebeu novo motor T270 de 1.3 litro turbo, que entrega 185 cv com 27,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades. Contudo, a marca manteve o propulsor E-torQ 1.8 aspirado de 139 cv e 19,3 kgfm com etanol e de 135 cv com 18,8 kgfm com gasolina. O trem de força de 2.0 litros turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm também foi mantido. O câmbio é automático de nove velocidades.
A Fiat Toro é vendida nas versões: Endurance 1.8 AT6, Endurance Turbo 270 AT6, Freedom Turbo 270 Flex AT6, Volcano Turbo 270 Flex AT6, Endurance Turbodiesel AT9, Freedom Turbodiesel AT9, Volcano Turbodiesel AT9, Rach Turbodiesel AT9 e Ultra Turbodiesel AT9. Os preços ficam entre R$ 133.171 e R$ 210.662. As mudanças deixaram a Fiat Toro liderar o segmento com média de venda superior a 5.000 unidades por mês.
Ford Bronco Sport
Abril também foi o mês de lançamento do Ford Bronco Sport no Brasil. Importado do México, o SUV é vendido apenas na versão Wildtrak por R$ 272.650. O crossover tem emblemas exclusivos da versão, apliques na parte inferior da carroceria, pneus de uso misto 225/65 R17 e teto bicolor. Além disso, conta com faróis full-LED, chave presencial com partida por botão, porta-malas de 485 litros revestido com borracha contendo ainda uma mesa embutida e luzes em LED, abridor de garrafa embutido no batente, bancos com dois tons de couro e tomada 110V no porta-malas. O interior ainda traz painel de instrumentos digital com tela de 6,5 polegadas e central multimídia de 8 polegadas com Sync 3 e sistema FordPass.
Em relação à motorização, o Ford Bronco vem equipado com motor de 2.0 litros EcoBoost turbo, que entrega 248 cv com torque de 38 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades e a tração é integral com seletor de terrenos em um botão giratório. Mesmo com bom desempenho e lista de equipamentos o Bronco ficou caro para o segmento de modelos médios, mesmo considerando modelos com tração integral, e por isso vende em média 300 unidades por mês.
Jeep Compass
Também foi em abril que a Jeep relançou o Compass. O crossover médio, que é líder da categoria, ganhou mudanças pontuais no design e nova motorização turbo. O SUV, que utiliza a plataforma Small Wide usada no Renegade e Toro, ganhou novos para-choques que aumentam o ângulo de ataque, nova grade frontal e conjunto ótico mais afilado e elegante. Na traseira, lanternas seguem com o mesmo formato, mas o efeito visual é diferente. O interior foi redesenhado e ganhou novo volante, novos acabamentos, novo painel de instrumento digital de 10,25 polegadas, nova central multimídia flutuante de 10,1 ou 8,4 polegadas a depender da versão, além de ter conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
O novo Jeep Compass também passou a ser equipado com o mesmo motor da Toro. Portanto, vem equipado com o TD270 de 1.3 litro turbo de quatro cilindros, que entre 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina. O torque é de 27 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão é automática de seis velocidades. Além disso, também conta com o motor de TD350 de 2.0 litros turbodiesel, que entrega 170 cv com 35,7 kgfm. O câmbio é automático de nove velocidades.
A Jeep vende o modelo nas versões: Sport T270, Longitude T270, Limited T270, Serie S T270, Longitude TD350, Limited TD350 e Trailhawk TD350. Os preços ficam entre R$ 157.047 e R$ 240.844. As mudanças também foram bem recebidas pelo mercado. O crossover médio supera as 6.000 unidades emplacadas por mês.
Caoa Chery Tiggo 3X
Em maio chegou ao Brasil mais um SUV: o Caoa Chery Tiggo 3X. O modelo da marca vem bem equipado com perfil esportivo e o mesmo estilo da nova identidade da marca. Em relação à motorização, o Tiggo 3X vem equipado com motor turbo de três cilindros de 1.0 litro VVT, que entrega 98 cv e 16,8 kgfm de torque com gasolina e 102 cv e 17,1 kgfm com etanol.A transmissão é automática do tipo CVT que simula nove velocidades. O Caoa Chery Tiggo 3X é oferecido nas versões Turbo Pro por R$ 109.990 e Turbo Plus por R$ 101.990.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro
O ciclo curto de produtos da Caoa Chery leva a marca a renovar o portfólio, em média, a cada dois anos de mercado e assim estreou no fim do ano o Tiggo 7 Pro. O modelo médio da marca tem motor renovado abrindo mão do 1.5 turbo para o 1.6 turbo a gasolina de 187cv e 28kgfm de torque, 37cv mais forte que o anterior. O estilo também segue o novo visual da marca com grade hexagonal e o carro ganha nova multimídia de 10 polegadas, painel digital de 12,3 polegadas e itens como abertura elétrica do porta-malas.
Peugeot 3008
Junho foi o mês da estreia de mais um SUV médio: Peugeot 3008. O modelo ganhou o padrão visual com “frameless” e uma grade formando um efeito degradê infinito. Já o conjunto luminoso em LED tem o estilo dente de sabre que estreou no Peugeot 208 no ano passado. Por dentro recebeu a central multimídia de 10 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto com fio. Também tem painel digital de 12,3 polegadas mantendo o famoso i-Cockpit.
Sob o capô o motor 1.6 THP a gasolina turbo, entrega 165 cv com injeção direta e tem toque de 24,5 kgfm disponíveis em 1.400rpm. O câmbio automático de seis marchas. O Peugeot 3008 é vendido nas versões Griffe por R$ 246.690 e GT Pack por R$ 271.690.
Renault Captur Turbo
Em julho a Renault lançou a nova geração do Captur, que ganhou novo design e motor turbo da Mercedes-Benz desenvolvido em parceria com a marca francesa. Em relação ao visual, o crossover compacto traz novo para-choque mais musculoso, novos faróis com uma nova assinatura ótica em full-LED e, também, novas entradas de ar e grade um pouco maior do que a geração passada. A traseira não teve nenhuma alteração e as rodas são de liga leve de 17 polegadas. O interior conta com um novo acabamento em black piano e em cromado. Já a nova central multimídia tem tela de 8 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
O novo Renault Captur vem equipado com motor de 1.3 litro de 16V turboflex, que entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol, o que o torna o SUV compacto mais potente do Brasil. O torque é de 27,5 kgfm para os dois combustíveis. Já a transmissão é automática do tipo CVT que simula oito velocidades. A Renault oferece o modelo nas versões: Zen, Intense e Iconic. Os preços ficam entre R$ 133.290 e R$ 146.790.
Hyundai Creta
Agosto foi o mês do lançamento do Hyundai Creta, que ganhou um visual polêmico e motor 1.0 turbo do HB20. O SUV compacto passa a contar com uma nova grade dianteira e assinatura dos faróis em formato de bumerangue em full LED exclusivas para o mercado nacional. Os faróis traseiros também ganham um novo formato e as rodas são de 16, 17 e 18 polegadas, sendo que esta última tem acabamento diamantado, que é exclusivo para o Brasil. Por dentro, o crossover oferece opção de teto solar panorâmico, painel digital colorido de 7 polegadas e central multimídia blueNAV com tela de 10,25 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto.
O Creta 2022 vem equipado com motor Kappa 1.0 litro turbo GDI de 12V flex de três cilindros, que é o mesmo do HB20. Esse trem de força entrega 120 cv a 6.000 rpm e tem torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm para os dois combustíveis. Também é oferecido com o propulsor 2.0 litros aspirado de 16V de quatro cilindros que foi rebatizado como Smartream, que entrega 167 cv a 6.200 rpm com torque de 20,6 kgfm a 4.700 rpm com etanol e de 157 cv a 6.200 rpm com torque de 19,2 kgfm a 4.700 rpm com gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades.
O Hyundai Creta é oferecido nas versões: Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. Os preços ficam entre R$ 113.990 e R$ 161.190. A mudança deu certo e o carro apareceu várias vezes atrás do líder, seja o Jeep Renegade seja o Volkswagen T-Cross.
Jeep Commander
Em agosto a Jeep lançou o novo Commander, que é um SUV de grande porte que tem a capacidade de transportar sete pessoas. O visual traz o padrão da marca norte-americana. Desta forma, a grade das sete barras mescla elementos em cinza e preto formando um conjunto único com os faróis sempre em LED. Na traseira o desenho do friso do teto não encosta na base da pintura, o que confere elegância ao crossover. Ainda conta com faróis dispostos na horizontal. As rodas podem ser de 18 e 19 polegadas. O painel de instrumentos tem tela de 10,25 polegadas e a central multimídia tem 10,1 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
O novo Jeep Commander também vem equipado com o motor T270 de 1.3 litro turbo, que entrega 185 cv com 27 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades. Também conta com o propulsor de 2.0 litro turbodiesel, que rende 170 cv com torque de 38,7 kgfm. A transmissão é automática de nove velocidades. A Jeep vende o modelo nas versões: Limited T270, Overland T270, Limited TD380 e Overland TD380. Os preços ficam entre R$ 212.843 e R$ 297.697.
Fiat Pulse
Apesar de ter mostrado o Pulse no começo do ano, a Fiat só lançou o seu primeiro SUV compacto em outubro. O modelo tem A dianteira de linhas arredondadas tem identidade visual afilada e unida por um filete cromado, parachoques destacados e retilíneos. Já a traseira tem um desenho mais esportivo que lembra o Argo. O inteiro conta com central multimídia Uconnect de 10 polegadas com conexão com Android Auto, Apple CarPlay e o próprio aplicativo da marca Connect Me. Além disso, conta com uma multimídia de 8 polegadas para versões básicas do modelo, mas sem perder a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O Fiat Pulse vem equipado com o novo motor de 1.0 litro turbo, que entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão é automática do tipo CVT. O crossover também é vendido com motor de 1.3 litro aspirado, que entrega 107 cv e 13,7 kgfm de torque com etanol e 98 cv com 13,2 kgfm de torque com gasolina. O carro ainda conta com uma opção de câmbio manual de cinco velocidades. A Fiat comercializa o modelo nas versões: Drive 1.3, Drive 1.3 AT, Drive Turbo 200 At, Audace Turbo 200 AT e Impetus Turbo 200 AT. Os preços ficam entre R$ 82.530 e R$ 119.690.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro
A Caoa Chery lançou em outubro o novo Arrizo 6 Pro, que oferecido em versão única por R$ 140.990. O sedã tem uma ampla grade dianteira e faróis afilados, o que confere elegância e esportividade. Já a traseira tem faróis mais alongados que sobrepõem a tampa do porta-malas. As rodas são de 17 polegadas.
O interior traz uma central multimídia de 10,2 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto. Também há um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas. O Caoa Chery Arrizo 6 Pro vem equipado com motor de 1.5 litro turbo de 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina. O torque máximo para os dois combustíveis é de 21,4 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula nove velocidades.
Honda City
A Honda lançou o novo City em novembro, que passa a ser oferecido nas versões hatchback e sedã. Em relação ao design, tanto o sedã quanto o hatchback receberam uma grade mais fina e passaram a contar com uma ampla faixa cromada que faz uma ligação entre os faróis, que são de full LEDs. Já a traseira do sedã ganhou faróis mais robustos e não afilados como os da dianteira. A traseira do hatch conta com faróis que sobrepõem a tampa do porta-malas, além de ter um spoiler, que confere esportividade ao modelo. As rodas são de 16 polegadas para ambos. O interior ganhou um desenho mais sóbrio, porém traz uma nova central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Já o painel é digital com tela de TFT de 7 polegadas.
O novo Honda City vem equipado com o novo propulsor de 1.5l litro 16V DI DOHC i-VTEC aspirado com novo sistema de injeção direta de combustível com 126 cv. A transmissão é automática do tipo CVT que simula até sete velocidades. A Honda já começou a vender a versão sedã nas configurações: EX, EXL e Touring. Os preços ficam entre R$ 108.300 e R$ 123.100. A opção hatchback começa a ser vendida apenas no começo de 2022.
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