7 itens indispensáveis para avaliar carros usados

Comprar um carro usado envolve algumas preocupações diferentes da que você deve ter ao entrar em uma concessionária em busca de um zero-quilômetro.

De acordo com a rodagem indicada no odômetro, os componentes do veículo que podem ter sofrido mais com desgastes se tornam pontos de atenção. Avaliar esses componentes exige cuidados, mas é um processo bastante simples, basta manter o foco em alguns itens específicos para que você tenha a maior confiança possível na escolha certa pelo seu usado.

Quer entender o que você deve observar ao avaliar carros usados? Acompanhe na sequência do post os itens indispensáveis para fechar seu negócio com tranquilidade!


 

Suspensão

Principalmente pela suspensão, é sempre indicado rodar, mesmo que por um curto trajeto, com o veículo para senti-lo. Se não for possível dirigir e ter ideia do comportamento do carro em curvas e dos possíveis barulhos vindos do eixo dianteiro ou traseiro, comprima a suspensão manualmente com o carro parado.

Ao balançar o carro, verifique esses mesmos aspectos e até mesmo se ele não balança além do esperado, apresentando pouca firmeza, pois isso pode significar problemas nos amortecedores, nas molas ou em outros componentes. Observe também se não há vazamentos visíveis com origem nos amortecedores e só então passe para o próximo item!

Bateria

A bateria deve apresentar boas condições desde o seu visual. Estufamentos, rótulos queimados ou indícios de vazamentos são certezas de problemas, que deverão ser investigados mais a fundo. Em alguns casos, apenas trocar a bateria resolve, mas ainda há o risco de se precisar de uma intervenção maior no sistema elétrico.

Ainda pensando na bateria, faça o teste do comportamento do carro nas partidas, por três ou quatro vezes seguidas. Também verifique se faróis, luzes internas e do painel estão sendo alimentados sem problemas e evite correr riscos mais sérios, como panes gerais ou falta de carga.

Pneus

Ao avaliar um usado, confira se os pneus não estão carecas ou apresentando desgaste irregular. Não se esqueça de incluir o estepe em sua verificação, pois ele poderá ser extremamente útil quando você menos esperar.

Alinhamento e balanceamento

O desgaste irregular dos pneus indica também que será preciso verificar o alinhamento. Se você sentir o carro puxando ou o volante torto para algum dos lados, também será o caso de alinhar as rodas para sua segurança. Já se perceber algum excesso de vibração ao dirigir o veículo, o balanceamento certamente também entrará na conta.

Freios

Ao testar a direção do veículo, fique atento a ruídos quando pisar no freio. Se o pedal endurecer ou parecer dificultar sua ação sobre ele de qualquer outra forma, também será o caso de encaminhar para a manutenção. O freio de mão também deverá ser testado — se estiver muito alto precisará de ajuste específico ou até mesmo deverá demandar uma manutenção completa no sistema.

Ar-condicionado

Ligue o ar-condicionado para ter certeza do funcionamento correto. Se não resfriar de jeito nenhum, é o caso de recorrer a uma manutenção completa. Mas se o resfriamento for parcial ou mais demorado que o comum, talvez apenas uma troca de filtro seja suficiente para restabelecer as condições normais.

Óleo e demais fluidos

Verifique os níveis dos fluidos de freio, de arrefecimento e, principalmente, do óleo motor. Também procure por adesivos de indicação de data e quilometragem de troca de óleo e filtros, para assim saber se o carro tem rodado com os fluidos em dia e também quando você deverá fazer a próxima troca se for fechar o negócio.

Seguindo a avaliação do usado que você procura observando esses itens, o resultado é uma experiência bem mais tranquila, com ganhos em segurança e poder de escolha. É importante ressaltar que, mesmo após a sua avaliação criteriosa, o ideal é poder contar com um mecânico de confiança ou um especialista nesse tipo de inspeção. Com o auxílio desse profissional, você poderá tirar dúvidas e conferir detalhes mais precisos, como sinais de acidentes anteriores e alterações nas condições originais do carro.

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