AutoShow

7 dicas para valorizar o carro antes de anunciá-lo

Deixar o carro com visual atrativo é algo que pode ser feito em casa antes de anunciar na internet ou levá-lo ao Feirão. Por Marcos Camargo Jr

Nas lojas e concessionárias os carros, mesmo seminovos ou bem usados, brilham como novos. O visual reluzente ajuda a chamar atenção e despertar o desejo de compra. Para quem vai vender o carro por conta própria, algumas dicas podem fazer a diferença valorizando o veículo com uma limpeza que pode ser feita em casa.

Por isso, o Feirão AutoShow, ensina o passo a passo para valorizar o carro na hora da venda com foco no visual.

Estas dicas servem tanto para quem vai vender o veículo em um feirão quanto para quem vai simplesmente fazer um anúncio na internet. 

  1. Uma boa lavagem: é o começo de tudo e pode ser feita com água e detergente neutro. Outra dica é fazer uma lavagem a seco tomando cuidado para seguir as instruções do rótulo da embalagem e tomando cuidado com o pano usado no processo que deve ser de microfibra. O processo sempre deve ser feito à sombra com o carro frio e jamais ao sol;
  1. Limpeza interna: aproveite para remover itens desnecessários como bolsas, mochilas, roupas e outros itens. Para a limpeza é recomendável usar um aspirador potente ou então uma escovinha removendo as sujidades da superfície. 
  1. Higienização: para uma limpeza profunda é possível fazer esse processo em casa mesmo usando produtos do tipo “limpa carpete” diluídos em água com uma escovinha ou sprays que removem toda a sujeira e podem ser aplicados no painel, formação de porta, assentos e no carpete. Este segundo formato é mais eficiente e fácil de aplicar. Geralmente esse produto remove odores e sujeira mais difícil como slime, restos de comida entre outros.
  1. Plásticos: há produtos feitos para restaurar superfícies plásticas como o painel, forrações e outros itens que são fáceis de aplicar. Porém a superfície deve estar limpa antes da aplicação (novamente o spray é aliado no processo).  Prefira produtos à base de glicerina que dura mais tempo e hidrata profundamente o plástico. Para os bancos em couro não use qualquer cosmético comum e sim produtos feitos para couro específico de veículos.
Car detailing. Manual car wash engine with pressure water. Washing car engine with water nozzle. Car washman worker cleaning vehicle. Man spraying pressure washer for car wash
  1. Lavar o motor? Você também pode lavar o motor do carro usando desengraxante a base d’água e uma mangueira de alta pressão. Basta aplicar o produto, aguardar alguns minutos e pulverizar a água em seguida com distância mínima de 40cm. Isso removerá a sujeira superior e deixará o carro mais bonito.
  1. Enceramento: para remover riscos e deixar o carro brilhando vale a pena encera-lo após a lavagem. Compre uma cera a base d’água que é de fácil aplicação e um pano de microfibra felpudo. Aplique peça por peça com movimentos circulares e remova logo em seguida. É um bom exercício físico e o resultado é muito superior ao da lavagem. O carro vai brilhar mais e chamar a atenção dos interessados, por foto ou no Feirão. 
  1. Pneus devem estar brilhando: mesmo que você não tenha esse hábito faz toda diferença aplicar um produto nos pneus. Prefira os que são feitos à base de glicerina, que não resseca e não escorre. Lembre-se de usar luvas para não sujar as mãos. Esses produtos são de difícil remoção. 

Revisão também ajuda 

Antes de ir ao Feirão é recomendável fazer uma revisão no carro garantindo que tudo está em ordem: troca de óleo, filtros e verificação do motor, freios, câmbio e parte elétrica. Após a revisão vale a pena guardar o comprovante para mostrar ao futuro proprietário. Além disso, pesquisar antes o preço de tabela e saber o preço de mercado também será útil na hora de negociar. Só tirar fotos procure a posição 3/4 mostrando a parte dianteira e a lateral completa, interior e também a parte traseira. 

Estas dicas ajudam não só a economizar dinheiro com lava-rápidos mas também ajuda a destacar o carro, seja nos anúncios da internet, seja nos Feirões. O AutoShow é o maior feirão do país e reúne a cada domingo cerca de 6.000 veículos no estacionamento do Anhembi e Shopping ABC. No local vendedores e compradores negociam diretamente os veículos e contam com serviços como despachante, financiamento, vistoria e estacionamento. 

Sobre o Feirão AutoShow 

Realizado desde 1972, o Feirão AutoShow é realizado todo domingo das 6h às 13h no estacionamento do Anhembi e do Shopping ABC. Semanalmente mais de 6.000 veículos são expostos nos dois eventos onde comprador e vendedor negociam diretamente sem intermediários. O Feirão AutoShow conta com toda estrutura para a negociação como financeiras, vistoria, despachantes e equipe para orientar os compradores e vendedores. Além disso o espaço tem serviços como estacionamento, banheiros, rádio feira e praça de food trucks. 

O Feirão AutoShow é pioneiro neste perfil de negócios e remonta à antiga Feira Livre do Automóvel que começou em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 1972. Ainda nos anos 1970 se transferiu para o Anhembi onde é ponto tradicional de compra e venda de veículos. O Feirão AutoShow é realizado pela Matel Produções, empresa que organiza também o AutoShow Collection no sambódromo do Anhembi.