Museu da marca abre as portas via internet com 160 carros raros do acervo. Veja como visitar. Por Marcos Camargo Jr
Em tempos de enfrentamento ao coronavírus museus e exposições, bem como os eventos de carros antigos, estão fechados neste momento. Quem tem um clássico na garagem tem feito a manutenção, os cuidados, mas dificilmente tem saído com os veículos por conta das recomendações das autoridades.
Na Europa, abatida pelo COVID-19, as providências são as mesmas. No entanto, esta iniciativa se destaca e chama atenção dos antigomobilistas. A Mercedes Benz abre virtualmente o museu de Stuttgart com 160 veículos da marca em um hot site feito especialmente para a exposição.
Apesar de não contar com vídeos, é possível percorrer com visões panorâmicas e fotos detalhadas, todas as peças dos mais de 15 mil metros quadrados do museu alemão. Em pauta, a história da Mercedes-Benz desde o primeiro veículo patenteado em 1895 passando pelos primeiros movidos a gás e elétricos.
Também é possível ver modelos lendários como o 300 SL Gullwing (Asa de Gaivota), ícone do design da época e um dos carros mais desejados do mundo entre colecionadores.
O CLK GTR de 1998 é outro esportivo lendário que teve apenas 25 unidades construídas e que acelera a quase 300km/h exibindo sua carroceria longilínea e aerodinâmica com muitas vitórias em LeMans.
O 300 E AMG foi outro ícone construído em 1986 como o máximo de esportividade na casa de Stuttgart. O motor é o 6.0 de 365cv com tração integral e visual parrudo que fez história na época e pode ser visto em detalhes no site do Museu.
O caminhão LK388 de 1960 também chama a atenção. O visual marcante e arredondado foi visto por aqui ao longo de três décadas em inúmeras versões e motorizações. O motor OM312/321 e 322 era considerado um dos mais robustos do mercado e foi desenvolvido na Alemanha nos anos 1950. O desenho era conhecido como Kurzhauber e só começou a mudar na década seguinte enquanto foi fabricado aqui até meados dos anos 1980.
O “Evo II” de 1990 também faz parte do museu marcando a evolução da esportividade na história mais recente da marca. A 190 E com motor 2.5 foi um marco na virada daquela década e aqueceu o mercado de carros esportivos diante dos concorrentes M Series da BMW e Audi S e RS.
Outro modelo interessante é o 300 S Roadster, considerando marco do renascimento para os modelos esportivos após a II Guerra Mundial. Apresentado em 1951 tinha design avançado para a época e motor seis cilindros 3,0 litros de 175cv, usado ao longo de muitos anos em modelos mais caros da marca alemã.
site do museu: http://mb4.me/Rundgang
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